Notícias

Bibliotecas do Programa ampliam seu acervo

24.07.2009

Ministério da Cultura entrega kit do Prêmio Ponto de Leitura para a Biblioteca Infanto-juvenil do Programa Trem da Vale



A Biblioteca Infanto-juvenil do Trem da Vale, com sede nas estações de Ouro Preto e Mariana, recebeu no dia 24 de julho o kit Ponto de Leitura, concedido pelo Ministério da Cultura. O kit é composto por 650 livros da área de educação, incluindo volumes de matemática, química, inglês, dentre outros. A partir de agora, as crianças terão um acervo ainda mais completo e diversificado para realizar trabalhos e pesquisas escolares.
Parte dos livros será disponibilizada na Biblioteca da estação de Mariana, e os demais vão para o acervo de Ouro Preto, sendo que o material poderá ser enviado de uma estação a outra para consulta, caso seja solicitado pelo usuário.
Tanto a Biblioteca de Mariana quanto a de Ouro Preto, inaugurada em julho, se consolidam como espaços destinados à leitura e à realização de atividades culturais e educativas, como oficinas, contação de histórias, circuitos de leitura, escrita de cartas, saraus, exibição de vídeos e exposições temáticas.
Em três anos de funcionamento, a Biblioteca da estação de Mariana atendeu cerca de 47.250 pessoas, que utilizaram o espaço para leitura; pesquisa escolar; acesso a internet e aos computadores; empréstimo de jogos e consulta ao acervo do Vale Registrar.
Desde que o sistema de empréstimo de livros foi implantado na Biblioteca, em março de 2009, mais de 1.000 pessoas já fizeram a carteirinha para retirada de material, o que demonstra o interesse das crianças, jovens e adultos da comunidade pela leitura.

  • Arquivos