Notícias

Oficinas de Educação Ambiental no Trem da Vale

24.02.2010

Imagem produzida a partir da oficina ‘Mosaico com Resíduos

 

Durante os meses de fevereiro e março as Estações do Programa Trem da Vale irão sediar Oficinas do programa de Educação Ambiental da Vale - Atitude Ambiental, voltadas para os representantes das comunidades de Ouro Preto e Mariana,
Serão duas atividades distintas. A primeira delas, ‘Livro sobre o Patrimônio Cultural’, busca documentar as riquezas e diversidades das manifestações culturais por meio da confecção de livros, feitos a partir de retalhos, fotos, desenhos e colagens. Seu objetivo é permitir reflexões sobre a diferença e importância do patrimônio cultural, material e imaterial, bem como registrar a cultura e história local, a partir do olhar e escolhas estéticas dos próprios participantes.
Já a segunda oficina, ‘Mosaico com Resíduos’, objetiva desenvolver e aguçar a percepção ambiental dos participantes, estimulando reflexões sobre princípios de reciclagem, reaproveitamento de materiais, consumo consciente e diferenças entre lixo e resíduos, por meio de técnicas manuais de arte, educação e artesanato. Ao final, imagens representativas das localidades são transformadas num grande mosaico feito a partir da colagem de diversos materiais reciclados e recortados, como garrafas pet, papelão e embalagens tetra pack.
As inscrições para as oficinas do Programa Atitude Ambiental devem ser feitas junto à Jaqueline Mandarino, do Centro de Educação Ambiental das Minas de Alegria, pelo telefone (31) 3559-6371.


Calendário de Atividades:
Dia 24/02 às 13h: Oficina “Livro de Patrimônio”, em Mariana
Dia 25/02 às 13h: Oficina “Mosaico com Resíduos”, em Ouro Preto
Dia 04/03 às 13h: Oficina “Mosaico com Resíduos” em Mariana
Dia 05/03 às 13h: Oficina “Livro de Patrimônio”, em Ouro Preto


Programa Atitude Ambiental
O Atitude Ambiental é uma parceira da Vale com as prefeituras, secretarias de Educação e de Meio Ambiente dos municípios onde a empresa está presente em Minas Gerais para o desenvolvimento de ações processuais e contínuas de educação ambiental. São parceiros do Programa os professores e alunos das escolas da rede pública de ensino e as lideranças comunitárias, além, é claro, de todos os empregados - diretos e terceirizados - da empresa.
O Programa tem por objetivo promover a conscientização, a construção de conhecimento e a mobilização de seus parceiros para o fortalecimento de atitudes e valores que alicercem o desenvolvimento sustentado e colaborem para uma relação harmoniosa com a mineração.

  • Arquivos