Notícias

Eventos do Festival de Inverno atraem moradores e visitantes às estações

20.07.2009

Na semana passada, as estações do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale receberam diversas atividades do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. No Domingo, dia 12, houve apresentação do espetáculo “Othelo”, livre adaptação da obra de William Shakespeare para o cenário circense. A montagem é do Nefasto Grupo, formado por alunos e ex-alunos do curso de artes cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
No decorrer da semana, foi ainda realizado o curso “Educação Patrimonial -Uma prática dentro e fora da escola”, direcionado a estudantes, educadores e profissionais da área de patrimônio. O curso propôs o debate e a reflexão em torno da utilização da metodologia de educação patrimonial em sala de aula e em espaços de ensino alternativos. Iaci Iara de Almeida, professora da rede pública de ensino de Belém e funcionária do departamento de Patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, participou do curso com o intuito de ampliar seus conhecimentos e trocar experiências com outros profissionais da área. Iaci, que atua em projetos culturais em Belém e municípios do interior do Pará, achou interessante perceber o modo como a metodologia de educação patrimonial - com base nos conceitos criados pela pesquisadora Maria de Lourdes Parreiras Horta - é aplicada em outras regiões do Brasil.
A Tenda Cultural da Estação foi utilizada para a realização da oficina Técnicas Circenses, ministrada por Giselli Queiroga e Danilo Camassuti. Voltada para jovens com idade acima de 16 anos, a oficina buscou trabalhar a consciência corporal e o ritmo através de técnicas de circo, com foco em acrobacia área, acrobacia de solo e dança.
Em Mariana, a oficina Cultura Digital na Maturidade atraiu pessoas que nunca tiveram contato com o ambiente da web, como a senhora Maria Aparecida de Paula, que usou pela primeira vez as ferramentas disponíveis na rede para se comunicar, via email, e obter informações sobre assuntos diversos. Para ela, a internet será um importante canal de pesquisa, e poderá auxiliar, sobretudo, nas aulas de pintura, que pratica.
Nesta semana, as atividades do Festival de Inverno nas estações continuam. Haverá Trilhas Sensoriais, Oficina de Malabares, Circuito de Educação Patrimonial - visita guiada ao Programa Trem da Vale, e o espetáculo “O Grande Circo Misto”. Mais informações sobre datas, horários e inscrições para essas atividades estão disponíveis no site www.festivaldeinverno.ufop.br.

  • Arquivos