Notícias

Trem da Vale promove Bate-papo com Marcelo Xavier

27.04.2011

Com o objetivo principal de difundir a literatura e proporcionar um contato direto entre o autor e o leitor, o “Bate-papo com o Autor” integra o cronograma de atividades do Plano de Incentivo à Leitura das duas bibliotecas do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, procurando aproximar as comunidades marianenses e ouropretanas de renomados autores locais, mineiros e nacionais.
O Bate-papo acontece em três movimentos: primeiramente, é feito uma leitura compartilhada de obras do autor convidado e buscam-se informações biográficas do autor; num segundo momento, a obra do autor é mais detalhadamente explorada, para que, no terceiro momento aconteça o encontro presencial entre Autor e Leitor. O público alvo contempla alunos do ensino público fundamental ao médio, de Ouro Preto e Mariana, conforme o perfil do autor convidado.
No dia 6 de maio, os convidados da vez foram Marcelo Xavier e os alunos de ensino fundamental (8 a 11 anos) das escolas municipais Izaura Mendes, de Ouro Preto e Monsenhor José Cotta, de Mariana.

 

Marcelo Xavier é mineiro, nascido em Ipanema, formado em Publicidade pela PUC-Minas, desenvolve desde 1978 uma pesquisa sobre criação em artes visuais, audiovisuais, assim como diversos projetos de cenografia, figurinos e adereços para teatro, dança, televisão e carnaval. Como autor e ilustrador, seu currículo abrange a publicação de dez livros infanto-juvenis. Além da escritura do texto, seu trabalho conta com a criação personagens e objetos de cena, moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados pelo próprio autor. Reconhecido nacionalmente, já ganhou diversos prêmios, dentre eles: Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, em 1986, 1993 e 2001, 2005; Prêmio APCA - Assoc. Paulista de Críticos de Arte, em 1990 e 93; Prêmio da Associação Brasileira de Escritores, em 1997; Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 1987, 1990, 1993, 1998 e 2001. Atualmente, vem desenvolvendo com o público infantil oficinas de modelagem para alunos e professores de diversas regiões do país.

 

  • Arquivos