Notícias

Núcleo de História Oral realiza gravação de entrevistas com José Theobaldo Vieira e João Gualberto

23.08.2012

O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou, no dia sete de agosto, duas entrevistas tipologia História Temática Clubes Socioesportivos em Ouro Preto, referentes à sétima fase do programa, correspondente a 2012.
José Theobaldo Vieira, popularmente conhecido como Joe, nasceu em Ouro Preto, em 18 de agosto de 1926. Durante uma hora de entrevista recordou seus tempos de treinador do Guarani Esporte Clube. Em uma época na qual o clube não possuía diretoria, Joe era o responsável por participar das reuniões na Liga Esportiva Ouropretana, contratar jogadores, treinar jogadas e escalar os atletas que, no início da década de 1950, honraram o vermelho e branco desse tradicional time de Ouro Preto com um inédito tetracampeonato. Falou ainda sobre bailes e horas dançantes no Clube XV de Novembro, destacando que jogadores e comissão técnica do Guarani sempre tinham entrada franca nesses eventos.
João Gualberto, natural de Nova Lima, mudou-se para Ouro Preto em 1966, com 26 anos, para trabalhar na ALCAN e jogar no time de futebol da Associação Atlética Aluminas. Em 1968, após encerrar sua carreira esportiva, começou a trabalhar como massagista e roupeiro do clube, funções que mantém até os dias atuais e que lhe proporcionou a participação em inúmeras conquistas de campeonatos municipais e regionais. Há 44 anos funcionário da Associação Atlética Aluminas, João Gualberto presenciou o período áureo do clube, quando havia treinos de natação, judô, basquete, vôlei e grandiosos bailes na sede social, abrilhantados, de acordo com nosso entrevistado, com os melhores conjuntos musicais do Brasil.

 

 

 

  • Arquivos