Notícias

III Mostra Intermunicipal de Educação Patrimonial

09.11.2011

A Mostra Intermunicipal de Educação Patrimonial, realizada anualmente, este ano sob o tema “Educação e Cultura”, faz parte das ações do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale e tem o intuito de promover e socializar as ações em beneficio do patrimônio cultural, desenvolvidas pelos membros da comunidade, especialmente a comunidade escolar.
Realizando a Mostra, o Programa de Educação Patrimonial busca integrar as comunidades de Ouro Preto e Mariana, por meio da apresentação de projetos e trabalhos sobre educação patrimonial e preservação patrimonial desenvolvidos pelas escolas das redes municipal e estadual dos municípios, e pelos grupos e instituições representantes das comunidades das duas cidades.


Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura - 05 de novembro, a Mostra também celebrou a data com a realização de oficinas, intervenções culturais que valorizaram e destacaram a cultura marianense e ouro-pretana em suas diversas manifestações.
A programação do dia 5 incluiu apresentações de Congado, Dança da Fita e Folia de Reis, Cavalhada Mirim, apresentadas por alunos e membros das comunidades em geral, além de oficinas vivas interativas: cestaria em taquara, bonecos Zé Pereira, Tapeçaria em Sisal, Flores e Doces Artesanais - realizadas na plataforma da Estação e na Tenda Cultural. O objetivo das atividades é oferecer uma oportunidade de visitar e vivenciar alguns dos ofícios da região, celebrando as diversas formas de atuação promovidas pelos projetos e instituições locais.
Consideramos o resultado da Mostra um sucesso devido à participação e envolvimento de todos (participantes, público em geral e equipe PEPTV) e à qualidade dos trabalhos e projetos apresentados. Tivemos a visita de diversas crianças, jovens, professores e membros da comunidade escolar de Ouro Preto e Mariana, além de pessoas da comunidade em geral, turistas e visitantes; contabilizando esses, mais os grupos que apresentaram números culturais, os grupos de alunos das escolas concorrentes ao prêmio, oficineiros, dentre outros, ao todo, cerca de 600 pessoas participaram do evento.

 


Grupos e instituições premiadas:
Instituições Escolares
- 1º lugar instituição escolar de Mariana: E. M. Passagem de Mariana, com o projeto “Preservação do Meio Ambiente“;
- 1º lugar instituição escolar de Ouro Preto: E. M. Monsenhor João Castilho Barbosa, com o projeto “Lugar de Memória: 300 anos de cidadania ouro-pretana“;


Menções Honrosas Instituições Escolares:
- 1º Lugar: E. M. Renê Giannetti (OP), com o projeto “Piiiuuuííí pelas janelas do trem, Tarsila do Amaral apresenta o patrimônio cultural ouropretano na Escola Municipal Renê Giannetti (prêmio: 01 aparelho DVD e uma câmera fotográfica digital)
- 2º Lugar: E. M. Professssora Juventina Drummond (OP), com o projeto “Sou do Morro eu também sou Patrimônio”


Instituições não-escolares / grupos organizados de Ouro Preto:
- 1º lugar: FAOP, com o projeto “Aro - Formação em Arte, Restauro e Ofícios;
- 2º lugar: Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu, com o projeto “Doces de São Bartolomeu”
- 3º lugar: APAE Ouro Preto, com o projeto “Congado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças”
- Menção Honrosa (e uma câmera fotográfica): Museu das Reduções, com o projeto “Educação Patrimonial com Inclusão Digital“

  • Arquivos