Notícias

2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar

03.06.2011

 


Os alunos e professores do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar com a equipe do Vale Registrar no dia 23 de maio de 2011, na plataforma da Estação Ferroviária de Mariana. Foto: Cristiane Evangelista

 

Nos dias 23 e 24 de maio de 2011, aconteceu o encerramento do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar, nas Estações de Mariana e de Ouro Preto, respectivamente.

O curso foi realizado no período de 25 de abril a 24 de maio sob a coordenação de instrutores de Ouro Preto: Douglas Aparecido e Eduardo Moreira, na área do Audiovisual; e Maria Agripina Neves, na área do Patrimônio Cultural. 

As aulas aconteceram as segundas e quartas-feiras para a turma de Mariana e as terças e quintas-feiras para a turma de Ouro Preto, com a carga horária de 04 horas diárias; perfazendo um total de 36 horas/aula por turma.

Foram capacitados 52 alunos, sendo 03 professores e 49 crianças (09 a 10 anos) da 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, dos quais: 01 professor e 25 crianças vindos da Escola Estadual Doutor Gomes Freire, de Mariana; e 02 professores e 24 crianças vindos da Escola Estadual Marília de Dirceu, de Ouro Preto.

Esta atividade do Vale Registrar tem como objetivo apresentar os conceitos básicos da realização audiovisual e da Educação Patrimonial para grupos compostos por professores e alunos procedentes do Ensino Fundamental de instituições escolares de Mariana e Ouro Preto; buscando, ao mesmo tempo, documentar, difundir e valorizar os bens culturais locais; utilizando espaços e equipamentos existentes nas estações ferroviárias do Trem da Vale. 

O curso foi executado com grande sucesso, atingindo os objetivos pretendidos e satisfazendo os anseios dos instrutores e dos alunos das turmas de crianças e professores das duas cidades, conforme relatos obtidos nas avaliações entregues pelos participantes ao final da atividade; como por exemplo: da Escola Doutor Gomes Freire a professora Maria da Consolação Semin expressou assim  ” Ótimo. Aulas bem elaboradas e dentro do currículo escolar.“  e o aluno Hiago Ruís Mendes da Silva achou “Eu achei o curso muito legal porque aprendi mais sobre audiovisual, e quando eu quiser vou saber fazer meu próprio vídeo.” ; da Escola Estadual Marília de Dirceu a professora Lúcia Maria Medeiros Fonseca disse “Foi de grande importância para toda a comunidade escolar, onde os alunos puderam desenvolver outras habilidades, pois os equipamentos são muito interessantes e as crianças não têm acesso a eles” e a aluna Camila Hébia Ramos de Souza declarou “Eu achei muito interessante, legal. No primeiro dia achei que ia ser bobo, mas com o passar do tempo descobri mais coisas. Fui descobrindo… e descobrindo e achei muito interessante”.

Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas sobre Educação Patrimonial e Audiovisual, realizaram debates sobre conteúdos relacionados ao patrimônio cultural das cidades em questão, assistiram a videodocumentários e fizeram atividades práticas; algumas delas relacionadas à animação de vídeos.

 

 


Os alunos do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar em atividade de avaliação do curso, no dia 24 de maio de 2011 na Sala Multiuso, na Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Rafael Santos

 

Como resultado final do curso, foram produzidos quatro vídeos de curta duração que abordaram bens culturais escolhidos pelos próprios participantes. Em cada cidade, a turma de alunos foi dividida em dois grupos que elaboraram os seguintes vídeos: em Mariana, “Câmara Municipal de Mariana” e “Escola Estadual Doutor Gomes Freire”; e em Ouro Preto, “Brincadeiras” e “Ponte Marília de Dirceu”.

O Vale Registrar fará a exibição destes vídeos nas escolas participantes do curso: no dia 16 de junho, quinta-feira, às 16 horas, na Escola Estadual Marília de Dirceu; e no dia 17 de junho, sexta-feira, às 10 horas, na Escola Estadual Doutor Gomes Freire. Na ocasião, as crianças e os professores que participaram do curso receberão uma cópia em DVD contendo todos os vídeos produzidos. Serão também distribuídos DVD’s para as bibliotecas das duas escolas para que possam posteriormente ser utilizados como material educativo durante as aulas.

  • Arquivos