Notícias

6ª oficina de Fotografia Digital

17.08.2012

A 6ª Oficina de Fotografia Digital, do Vale Registrar, será realizada sob a coordenação do fotógrafo Dimas Dario Guedes, no período de 17 a 22 de setembro de 2012, na Estação de Ouro Preto, e de 24 a 29 de setembro, na Estação de Mariana; destinada aos moradores das cidades. As atividades acontecerão de segunda a sábado, de 8 as 12 horas.
As inscrições poderão ser realizadas de 20 de agosto a 11 de setembro de 2012, na Sala de Histórias da Estação de Ouro Preto, para os moradores desta cidade, e no Vagão Sala de Histórias da Estação de Mariana, para os moradores de Mariana; de segunda a domingo, no horário de 9 às 17 horas.
Para participar da oficina, o interessado deverá ter a idade mínima de 18 anos, disponibilidade de horário para comparecer a todas as aulas e levar uma máquina fotográfica digital para as atividades práticas.
Os participantes serão selecionados pelo coordenador da oficina, juntamente com a equipe do Vale Registrar, por meio da ficha de inscrição que será preenchida por cada interessado. A seleção acontecerá no dia 12 de setembro de 2012, e todos os candidatos selecionados serão contactados por telefone.
Serão oferecidas 10 (dez) vagas para moradores, além de 02 (duas) para funcionários do Trem da Vale, em cada cidade.
A oficina tem como objetivo explorar o olhar dos participantes sobre a composição e o desenho na fotografia digital, abordando os seguintes tópicos: uso correto da câmera digital; ponto, reta e plano; história da fotografia; erros mais comuns; importância e treino do olhar; trabalho de aplicação prática; seleção e tratamento das imagens; discussão dos resultados; ampliação e impressão. A partir do aprendizado sobre o uso da câmera digital, os participantes da oficina irão fazer registros fotográficos de manifestações, personagens, edificações e lugares culturalmente representativos de seus bairros. A intenção é que os próprios moradores possam documentar pela fotografia os modos de viver ali existentes, e a partir das imagens geradas, pessoas e espaços de sua referência poderão ser revelados e (re)conhecidos, com características e peculiaridades que lhes representam e identificam.
Após a realização da oficina, está prevista uma exposição com fotografias feitas pelos alunos, nas plataformas das Estações de Mariana e de Ouro Preto e em espaços de uso coletivo nos bairros registrados.

 

A gerente operacional do Apoio Técnico Administrativo do Vale Registrar, Rosilene Figueiredo, realiza discurso de abertura da 5ª Oficina de Fotografia Digital na Sala Multiuso da Estação Ferroviária de Mariana.

 

 

  • Arquivos