Notícias

Crianças inauguram exposição temporária da Sala de Memórias

22.11.2012

Corte da fita do evento de inauguração da Exposição Temporária “No Meu Tempo de Escola”, pelas crianças das Escolas Estaduais Dom Benevides (Mariana) e Marília de Dirceu (Ouro Preto), na Sala de Memórias da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Leonardo Penna

 

No dia 26 de outubro de 2012 aconteceu, na Estação Ferroviária de Ouro Preto, a abertura da nova exposição temporária da Sala de Memórias. Intitulada “No meu tempo de escola”, a exposição traz a público objetos que fizeram parte do cotidiano escolar dos municípios de Mariana e Ouro Preto, no mês em que se comemora o Dia das Crianças e o Dia do Professor.
Para a sua montagem, a equipe do Núcleo de História Oral / Vale Registrar, do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale realizou pesquisa de acervo junto aos seus entrevistados, bem como em escolas e instituições culturais. Boletins escolares, livros didáticos, uniforme, cadernetas, provas, brinquedos usados no recreio são alguns dos objetos emprestados e que durante seis meses poderão ser apreciados na exposição.
Numa iniciativa conjunta com os subprogramas Vale Conhecer e Vale Promover, o evento teve a participação de alunos da Escola Estadual Dom Benevides (Mariana) e da Escola Estadual Marília de Dirceu (Ouro Preto) que realizaram atividades prévias sobre o tema em suas escolas, sob orientação das equipes das bibliotecas das estações. No dia 26, como parte da abertura da exposição, foi realizado o “Encontro com o Entrevistado”, que consistiu em um bate-papo dos alunos com dois entrevistados do Núcleo de História Oral, os professores José Henrique Neves (Ouro Preto) e Maria de Lourdes Walter (Mariana), que, gentilmente, se dispuseram a responder perguntas dos alunos sobre sua vida escolar e a refletir sobre sua transformação ao longo do tempo.
O evento contou ainda com a participação da dupla Érika Curtiss e Daniel Torquete que fez apresentação de músicas que povoaram o universo infantil nas escolas durante décadas. O repertório foi montado a partir de pesquisa realizada pelo Núcleo de História Oral.

 

  • Arquivos