Notícias

Trem da Vale promove ciclo de palestras e oficinas sobre educação patrimonial.

29.08.2011

Buscando incentivar os docentes a inserir os conceitos de valorização e preservação do Patrimônio Cultural na construção educacional de crianças e jovens da região, o PEPTV(Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale) realizará encontros de formação de professores para a educação patrimonial.
Serão 20 vagas para professores de Ouro Preto e 20 vagas para docentes de Mariana, propiciando a troca de experiências sobre a prática da educação patrimonial, com foco nas aplicações de métodos diferenciados, conforme os variados contextos e bens culturais trabalhados - capacitando professores e técnicos educacionais das redes municipal e estadual de Mariana e Ouro Preto, otimizando competências e habilidades nas dimensões humana, social e técnica.
Os encontros acontecerão em três módulos de 4 horas por semana, mais um módulo de 8 horas, totalizando 20 horas/aula presenciais. As inscrições terão início essa semana, pelo telefone 3551-7310 ou via e-mail: tremdavalenep@yahoo.com.br. Importante ressaltar que para receber o certificado, os participantes deverão participar de todos os encontros (04 módulos).
Programação:
Terça, 13/09: Diretrizes para a Educação Patrimonial (Carlos Henrique Rangel - Especialista em Proteção do Patrimônio). De 13h às 17h.
Sábado, 17/09: Agenda 21 escolar: escolas em movimento, um mundo em transformação (Mara Andrade Gimarães - educadora e coordenadora da MJM Serviços Técnicos Ambientais, responsável pela implantação da Agenda 21 do município de Congonhas do Campo, MG). De 8h às 12h.
Sexta, 23/09: Experiências em Educação Patrimonial (Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale e instituições convidadas). De 14h às 17h.
Terça, 27/09: Educação Patrimonial - Utilização dos bens culturais como recursos educacionais (Evelina Grunberg: Museu da abolição de Recife - PE). De 9h às 17h.

 

 

  • Arquivos