Notícias

Estação Ciência em Ouro Preto

18.10.2010

Entre os dias 21 e 23 de outubro, a Estação Ferroviária de Ouro Preto irá se transformar em Estação Ciência, uma parceria do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, a Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. O evento visa promover a popularização do conhecimento e dos projetos desenvolvidos por instituições de ensino e pesquisa.
Com o patrocínio da Vale, a Estação Ciência realiza uma série de atividades voltadas para a promoção do saber científico, incentivando o ensino e a aprendizagem nas escolas da região. Desde 2009, o evento integra a programação nacional da Semana Ciência &Tecnologia, cujo tema central desse ano, indicado pelo Ministério da C&T, é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Ano este que também se comemora o “Ano Internacional da Biodiversidade”.
Palestras, workshops, oficinas e intervenções temáticas integram a programação da Estação Ciência. No dia 21 de outubro às 10 horas será realizada a abertura do evento com apresentações de grupos musicais e teatrais. Também neste dia, a viagem de trem propõe um passeio temático com atividades interativas no interior dos vagões, através do Trem da Ciência.
A Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP irá ministrar a Oficina de Construção em Terra; e o Projeto Manuelzão oferecerá um mini-curso de biomonitoramento de águas. Haverá também a oficina de produção de vídeo, com o grupo Timbalê.
No dia 22, a programação conta com a palestra “Proteção do Patrimônio Imaterial, da Teoria à Prática”, com Sandra Fosque. Durante os três dias, estandes com mostra de trabalhos científicos realizados por alunos de escolas públicas de Ouro Preto estarão abertos à visitação, além do estande da FAOP, com a “Mostra de Processos Criativos”.
No último dia do evento serão apresentadas mostras dos trabalhos realizados nas oficinas da Estação Ciência; exposição do Parque da Ciência Móvel, da UFV; além de atrações temáticas e culturais como o espetáculo teatral “Andarilhos dos Sonhos, com o grupo Virundangas.
Para maiores informações sobre a Estação Ciência acesse: site do ifmg ou veja a programação.

 

 

  • Arquivos