Notícias

Encerramento da 5ª Oficina de Fotografia Digital

27.06.2012

A 5ª Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar, etapa Mariana, encerrou-se sábado, dia 23 de junho, na Estação de Mariana. A etapa de Ouro Preto foi finalizada dia 16 de junho de 2012, na Estação de Ouro Preto.
A oficina, coordenada pelo fotógrafo Dimas Guedes, desenvolveu-se durante seis dias, com uma carga horária total de 24 horas/aula, em cada cidade.
Em Ouro Preto, os 13 alunos capacitados fizeram registros fotográficos nos bairros Antônio Dias e Pilar. E em Mariana, os 12 participantes retrataram os bairros de Santana e Rosário.
A oficina teve como objetivo explorar o olhar dos alunos sobre a composição e o desenho na fotografia digital, abordando os seguintes tópicos: uso correto da câmera digital; ponto, reta e plano; história da fotografia; erros mais comuns; importância e treino do olhar; trabalho de aplicação prática; seleção e tratamento das imagens; discussão dos resultados; ampliação e impressão.
A partir do aprendizado sobre o uso da câmera digital, os participantes da oficina registraram manifestações, personagens, edificações e lugares culturalmente representativos nos bairros selecionados em cada cidade. Assim, os alunos puderam documentar por meio da fotografia os modos de viver ali existentes, e a partir das imagens geradas, pessoas e espaços de sua referência puderam ser revelados e (re)conhecidos, com características e peculiaridades que lhes representam e identificam.
Após a realização dessa oficina, está prevista uma exposição com fotografias tiradas e selecionadas pelos alunos, nas plataformas das Estações de Mariana e de Ouro Preto e em espaços de uso coletivo nos bairros registrados.

 

 

 

Alunos da 5ª Oficina de Fotografia Digital e a assistente de produção do Vale Registrar Cristiane Evangelista, posam para foto no Bairro Santana, em Mariana.

  • Arquivos