Notícias

Núcleo de Audiovisual realiza gravação da Videocabine “DATAS COMEMORATIVAS II – Inconfidência Mineira”

07.05.2012

No dia 20 de abril de 2012 o Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar realizou a gravação da Videocabine com o tema: “DATAS COMEMORATIVAS II – Inconfidência Mineira”, movimento de revolta de natureza separatista contra o domínio português ocorrido em Minas Gerais no século dezoito, cujo mártir maior, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes é rememorado como herói nacional, ocorrendo comemorações em seu nome no dia vinte e um de Abril.
A cabine de depoimentos foi montada em frente ao Centro de Convenções, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Mariana. A equipe do Vale Registrar iniciou e concluiu a gravação dos depoimentos no período da manhã, quando foram abordados moradores da cidade e distritos próximos que passavam pelo local, que dividiram com a equipe suas opiniões sobre o tema. Ao final das gravações foram contabilizados 10 depoimentos.
O escritor José Sebastião Ferreira, ao ser entrevistado levantou a questão de que muitas pessoas não se recordam, ou simplesmente desconhecem a importância do movimento da Inconfidência Mineira: “As informações existem. Eu acho que existe um pouco de relaxamento de algumas pessoas em não fazer conhecimento do assunto” afirmou.

 

– Marcello Nicolato, auxiliado por Rafael Bouças, do Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar, grava o depoimento de Varleno Benedio Ferreira, dentro da cabine de depoimentos, em frente ao Centro de Convenções. Foto: Dalila Carneiro

  • Arquivos