Notícias

Exibição dos vídeos do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar

25.11.2011

O 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar foi realizado no período de 25 de abril a 24 de maio de 2011, nas Estações de Mariana e de Ouro Preto, sob a coordenação de instrutores: Douglas Aparecido e Eduardo Moreira, na área do Audiovisual; e Maria Agripina Neves, na área do Patrimônio Cultural.

 


Os alunos e professores do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar com a equipe do Vale Registrar no dia 23 de maio de 2011, na plataforma da Estação Ferroviária de Mariana.


Foram capacitados 52 alunos, sendo 03 professores e 49 crianças (09 a 10 anos) da 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, dos quais: 01 professor e 25 crianças vindos da Escola Estadual Doutor Gomes Freire, de Mariana; e 02 professores e 24 crianças vindos da Escola Estadual Marília de Dirceu, de Ouro Preto.
Esta atividade do Vale Registrar tem como objetivo apresentar os conceitos básicos da realização audiovisual e da Educação Patrimonial para grupos compostos por professores e alunos procedentes do Ensino Fundamental de instituições escolares de Mariana e Ouro Preto; buscando, ao mesmo tempo, documentar, difundir e valorizar os bens culturais locais; utilizando espaços e
Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas sobre Educação Patrimonial e Audiovisual, realizaram debates sobre conteúdos relacionados ao patrimônio cultural das cidades em questão, assistiram a videodocumentários e fizeram atividades práticas; algumas delas relacionadas à animação de vídeos.



Os alunos e professores do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar com a equipe do Vale Registrar, no dia 24 de maio de 2011 na Praça Cesário Alvim, em Ouro Preto.



Como resultado final do curso, foram produzidos quatro vídeos de curta duração que abordaram bens culturais escolhidos pelos próprios participantes. Em cada cidade, a turma de alunos foi dividida em dois grupos que elaboraram os seguintes vídeos: em Mariana, “Câmara Municipal de Mariana” e “Escola Estadual Doutor Gomes Freire”; e em Ouro Preto, “Brincadeiras” e “Ponte Marília de Dirceu”.
O Vale Registrar fará a exibição destes vídeos nas escolas participantes do curso: no dia 1º de dezembro, quinta-feira, às 10 horas, na Escola Estadual Marília de Dirceu; e no dia 9 de dezembro, sexta-feira, às 10 horas, na Escola Estadual Doutor Gomes Freire. Na ocasião, as crianças e os professores que participaram do curso receberão uma cópia em DVD contendo todos os vídeos produzidos. Serão também distribuídos DVD’s para as bibliotecas das duas escolas para que possam posteriormente ser utilizados como material educativo durante as aulas.

  • Arquivos