Notícias

3º Curso de Edição de Vídeo – Vale Registrar

20.10.2010

O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale realizou o 3º Curso de Edição de Vídeo do Vale Registrar na Estação Ferroviária de Mariana. O curso proporcionou aos participantes a possibilidade de trabalhar, editar e capturar vídeos, alternando-se em aulas práticas, teóricas e demonstrativas. Os participantes ficaram por dentro da linguagem audiovisual, noções de tempo, ritmo, enquadramento de imagens, roteiro de edição e sons.

O Curso foi realizado no período do dia 20 de setembro a 02 de outubro de 2010 perfazendo uma carga horária de 48 horas. Ao todo foram 08 participantes, subdivididos em duas turmas de quatro alunos, que trabalharam em duplas, utilizando, alternadamente, duas ilhas de edição, no Vagão Oficina de Vídeo, no qual no final do Curso, os alunos editaram quatro vídeos de aproximadamente 05 minutos.

 

 


Participantes editando o material videográfico. Foto: Rafael Santos

 

Ministrado pelos professores e profissionais de vídeo Mateus Brandão e Alex Queiroz, o Curso teve como meta capacitar principalmente os ex-alunos dos cursos e oficinas de vídeo já realizados pelo Vale Registrar, ou moradores de Mariana e Ouro Preto interessados na linguagem audiovisual a manusearem uma ilha de edição.

Nessas duas turmas, participaram cinco ex-alunos de cursos de vídeo do Vale Registrar: Alan da Silva, Breno Magalhães, Gilmara Clementina, Luan Brihan e Ingredy Freitas (todos ex-alunos do 2º Curso de Formação de Jovens Agentes em Vídeo e Patrimônio Cultural). 

Os demais participantes são: Jaqueline Dias (moradora de Ouro Preto, que trabalha na TV Timbalê, considera a etapa de edição a mais importante do audiovisual), Mayara Coutrim (estudante da UFOP, que pretende trabalhar na área e acredita que o curso vai lhe acrescentar muito) e Marcello Nicolato (novo integrante da equipe do Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar, que tem interesse em desenvolver conhecimentos sobre o programa de edição Final Cut).

Durante as aulas, os alunos do Curso conheceram a interface do programa de edição de vídeo Final Cut Pro e da plataforma MAC e foram orientados a utilizar as suas ferramentas básicas, tais como: captura, movimento, efeito, compressão e exportação.

O material videográfico trabalhado durante o curso pertence ao acervo do Vale Registrar, e foi anteriormente gravado pela equipe do Núcleo de Audiovisual para documentar atividades e eventos realizados pelo Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale. Nesse curso, foram editados os seguintes registros audiovisuais:

“Circuito Integrado de Educação Patrimonial” e “Bastidores da 1ª Oficina de Vídeo de Animação para Crianças”, “2º Cortejo do Circo da Estação, com o tema: CHICO REI” e “Trilha Sensorial”. Esses dois últimos materiais foram trabalhados na 1ª Oficina de Roteiro Audiovisual do Vale Registrar, que aconteceu em julho de 2010, e seus respectivos roteiros produzidos por alunos dessa oficina serão aproveitados pelos participantes do Curso de Edição.

  • Arquivos