Notícias

Mostra de Videocabines em Monsenhor Horta

16.08.2013

No domingo, dia 04 de agosto de 2013, aconteceu a primeira apresentação da Mostra de Videocabines, no distrito de Monsenhor Horta, em Mariana. O evento começou por volta de 21 horas, logo após a celebração da missa, no adro da Igreja Matriz de São Caetano. As 170 pessoas presentes prestigiaram a exibição das edições de dois temas das videocabines: “Lendas, Casos e Mitos I”, que teve gravação feita em Monsenhor Horta, em 2008; e “Culinária I”, gravada, em 2007, em outros distritos próximos; tais como Bandeirantes e Padre Viegas. A exibição da Mostra durou, aproximadamente, trinta minutos.

São quase 100 gravações diferentes feitas durante sete anos, que foram editadas em vídeos temáticos, de curta duração, os quais são permanentemente exibidos nas estações do Trem da Vale, nas duas cidades.

Ao sair das estações, a Videocabine buscou aproximar o Programa das comunidades locais, indo ao encontro de moradores e visitantes, documentando a diversidade e a espontaneidade de rostos e falas da população e suas impressões, compondo um retrato múltiplo e contemporâneo das históricas Mariana e Ouro Preto.

Durante a sessão, foi muito gratificante perceber a alegria do público em assistir aos vídeos. E em certos momentos, algumas pessoas se reconheciam ou identificavam algum amigo, familiar ou vizinho ! A plateia se animava e se divertia mais quando eram contadas as lendas, os casos e os mitos da região.

De 2006 a 2012, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, por meio do subprograma Vale Registrar, gravou mais de 1.500 depoimentos breves numa cabine móvel que percorreu vários bairros e distritos de Mariana e Ouro Preto, sobre diversos temas referentes ao Patrimônio Cultural da região, abordando a culinária, a religião, as festas populares, as lendas, casos e mitos, as paisagens e lugares especiais, os bairros e as datas comemorativas.

A próxima Mostra de Videocabine será realizada no dia 18 de agosto, domingo, no distrito de Santo Antônio do Salto, em Ouro Preto, quando estará acontecendo o tradicional Festival de Culinária.

 

1

Rafael Bouças (Gerente do Núcleo de Audiovisual) auxilia Leonardo Penna (Assistente Administrativo) no registro audiovisual da Procissão de São Caetano, no adro da Igreja de São Caetano, em Monsenhor Horta, distrito de Mariana. Foto: Wesley Maurício

2

Após o encerramento da missa em honra a São Caetano, os moradores do distrito de Monsenhor Horta assistem à exibição das videocabines “Lendas, Casos e Mitos I” e “Culinária I”, no adro da Igreja de São Caetano em Monsenhor Horta, distrito de Mariana. Foto: Wesley Maurício

3

Os moradores do distrito de Monsenhor Horta assistem à exibição das videocabines “Lendas, Casos e Mitos I” e “Culinária I”, que foram produzidos no Distrito e arredores, no adro da Igreja de São Caetano em Monsenhor Horta, distrito de Mariana. Foto: Wesley Maurício

4

Moradores assistem à exibição das videocabines “Lendas, Casos e Mitos I” e Culinária I, no adro da Igreja de São Caetano, no distrito de Monsenhor Horta em Mariana. Foto: Wesley Maurício

  • Arquivos