Notícias

Trem da Vale lança Catálogo de Entrevistas 2007-2009 e Vídeo Educativo “Lugares”

16.09.2010

Entrevista com Sra. Stela Gomes Chaves

 

O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale realiza no dia 26 de setembro, na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto, o evento de lançamento do Catálogo de Entrevistas 2007-2009 e o Vídeo Educativo “Lugares”. O Catálogo de Entrevistas constitui uma publicação de referência contendo informações sobre os entrevistados e o processo de trabalho do Núcleo de História Oral durante a segunda e terceira fases do subprograma Vale Registrar, no período de maio de 2007 a abril de 2009.
O Vale Registrar tem a prática educativa aberta às comunidades de Mariana e Ouro Preto, com atividades voltadas para o registro do patrimônio cultural e o resgate da memória individual e coletiva. Os depoimentos, captados em áudio e vídeo, se dividiram em duas linhas de abordagem: Histórias de Vida e Histórias Temáticas. Nessas duas fases, foram realizadas 58 entrevistas, assim distribuídas: 20 Histórias de Vida e 38 Histórias Temáticas, sendo 16 sobre o tema Ferrovia, 12 sobre o tema Mineração e 10 sobre o tema Tecelagem.
Por meio de metodologia específica de registro de história oral, busca-se preservar a memória social e a melhoria da auto-estima nessas comunidades, proporcionando a socialização e a democratização da informação histórica; além de criar uma documentação útil ao entendimento do processo histórico da região abrangida pelo Trem da Vale, a partir do século XX.
Nas entrevistas com moradores dessas cidades, a abordagem histórica é feita por meio de um relato autobiográfico - a História de Vida, em que o entrevistado relembra fragmentos de seu passado; ou pela História Temática, que trata de um assunto específico, sem abranger toda a vida do depoente.
No trabalho da equipe de história oral são realizadas as etapas de pesquisa bibliográfica, escolha do depoente, elaboração de roteiros, entrevistas e processamento do material. Os documentos elaborados - transcrição, copidesque e vídeo gravado - estão disponíveis na Biblioteca da Estação de Mariana e, em parte, no site do Programa: www.tremdavale.org.
O Catálogo de 2007-2009 vem acompanhado do vídeo “Lugares” produzido a partir, especialmente, dos depoimentos de História de Vida como um instrumento a ser utilizado na prática da Educação Patrimonial e na difusão do acervo constituído.
Atualmente, no exercício da quinta etapa de suas atividades, o Vale Registrar já conta com mais de 150 entrevistas feitas com depoentes de Mariana e Ouro Preto, e de seus distritos; sendo que o terceiro catálogo deverá ser lançado em 2011, quando da comemoração dos cinco anos de trabalho.
Por Jason Barroso Santa Rosa – Supervisor do Vale Registrar – Setembro de 2010

  • Arquivos