Notícias

Ouro Preto ganha nova biblioteca

30.06.2009

Estação de Ouro Preto ganha Ponto de Leitura, prêmio concedido pelo Ministério da Cultura em reconhecimento às ações do Programa Trem da Vale



A partir do mês de julho, os moradores de Ouro Preto ganham um novo espaço para leitura. A estação de Ouro Preto, do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, receberá a Biblioteca Infanto-juvenil de Ouro Preto, que atenderá a toda a comunidade, com foco em crianças e adolescentes.
A Biblioteca Infanto-juvenil de Ouro Preto é uma extensão da Biblioteca de Mariana, que possui hoje cerca de 4.300 livros em seu acervo, e ainda periódicos e filmes nacionais e estrangeiros relacionados com a temática do patrimônio natural e cultural, história e memória.
Os usuários da nova biblioteca terão acesso a todos os títulos do acervo de Mariana, e ainda a 650 livros que serão doados pelo Ministério da Cultura através do Prêmio Pontos de Leitura - edição Machado de Assis, em reconhecimento às ações da Biblioteca Infanto-juvenil do Programa Trem da Vale, voltadas para a democratização do acesso ao livro e o incentivo à leitura.
Além dos livros, a biblioteca Infanto-juvenil de Ouro Preto terá quatro computadores para acesso à internet, possibilitando aos usuários a inserção no ambiente da web para estudo, consulta e pesquisa.
A partir de agosto, será realizado um programa de visitação junto às escolas da rede pública da região, ampliando o alcance da biblioteca aos alunos e professores de Ouro Preto e distritos vizinhos. A proposta é familiarizá-los com esse ambiente de leitura, e incentivar o uso desse espaço dentro e fora do horário das aulas.
A biblioteca funcionará de terça a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h. Os usuários poderão fazer a carteirinha para empréstimo de livros, mediante a apresentação de foto 3×4 e dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência atual. Para os menores de dezoito anos, será necessário o comparecimento de um responsável e a apresentação de documentos do mesmo.
A solenidade de inauguração da biblioteca acontecerá no dia 03 de julho, sexta feira, às 14h, na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto.

  • Arquivos