Notícias

Encontro com os entrevistados do Programa de História Oral

30.03.2011

No sábado, dia 19 de março de 2011, o Vale Registrar realizou um Encontro com os entrevistados que participaram da quarta etapa do programa de História Oral. O evento marcou a produção e a entrega dos materiais relativos a esta fase, com uma confraternização entre os entrevistados e a equipe do Vale Registrar, após um passeio gratuito no Trem da Vale para os convidados e seus acompanhantes.

O Supervisor do Vale Registrar, Jason Barroso Santa Rosa, fala aos convidados do Encontro de entrevistados da Fase 4 na Biblioteca da Estação em Mariana. Foto: Rafael Santos

 

As atividades iniciaram ao meio-dia na Estação de Ouro Preto, quando foram recebidos os entrevistados moradores da cidade, juntamente com seus acompanhantes. Eles saíram de van para Mariana, onde houve a entrega das 21 publicações de suas entrevistas gravadas, e os respectivos vídeos, ao acervo disponibilizado para consultas na Biblioteca da Estação de Mariana. 

Após conhecerem os espaços e equipamentos dessa estação, e assistirem a vídeos artísticos exibidos no Vagão dos Sentidos, todos partiram para a viagem no trem rumo à Ouro Preto. O passeio foi animado pelas músicas cantadas por alguns entrevistados, enquanto era admirada a bela paisagem. Houve também gravação de pequenos depoimentos com entrevistados presentes feita pela equipe do Vale Registrar.

Na chegada do passeio, os convidados percorreram os ambientes expositivos da Estação de Ouro Preto e foram encaminhados para a Tenda Cultural. Ali, aconteceu uma apresentação sobre o programa de História Oral do Vale Registrar e os integrantes desta equipe. Logo após, tivemos a exibição de um vídeo em homenagem aos entrevistados falecidos e do videodocumentário “BANDA SÃO SEBASTIÃO - 100 Anos de Música”. 

Ainda na Tenda, ao final do Encontro, após declarações feitas por alguns participantes, os entrevistados receberam cópias em DVD de seus depoimentos cedidos ao programa, e participaram do um lanche oferecido para todos os convidados.

  • Arquivos