Notícias

Circuito Estação com o CRAS do Alto da Cruz movimenta Estação de Ouro Preto

25.09.2013

No último dia 13, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale - PEPTV, através do Subprograma Vale Promover, realizou mais um Circuito Estação, dessa vez com a participação do grupo de “Expressão Corporal” do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Bairro Alto da Cruz.

O Circuito Estação é uma das ações do PEPTV que buscam a interação com a comunidade local a fim de ampliar a participação de entidades de bairro, especialmente as instituições voltadas para o público da 3ª idade. Trata-se de uma atividade de visitação mediada pelos espaços e equipamentos culturais das estações, que têm uma ênfase especial, na Sala de Memórias, no caso da Estação de Ouro Preto, e no Vagão dos Sentidos, na Estação de Mariana.

A visitação foi mediada pelo Historiador Bernardo Andrade, convidado do Programa, que contextualizou a Estação, o trecho ferroviário e os espaços Sala da Maquete e Sala UFOP, além da Sala de Memórias, que é o foco dessa ação.  Após a visitação nos espaços, o grupo se reuniu na Tenda Cultural, onde foi oferecido um café regado ao som de cantigas tradicionais, com a participação especial do sanfoneiro e amigo do Programa, Sr. Damião Amaro.

Ao final da atividade, a animação tomou conta dos presentes. O Coordenador da Expressão Corporal, Sr. Antônio José Chagas, como forma de agradecimento e também para demonstrar um pouco do trabalho desenvolvido no CRAS, reuniu o grupo para realização de exercícios de expressão corporal, de forma lúdica e interativa, envolvendo atividades de alongamentos e cantigas de roda.

Participe você também do Circuito Estação - agende seu grupo!

Os Circuitos ‘Estação’ acontecem às sextas feiras, mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone 3551-7310 ou por e-mail www.tremdavale.org

  • Arquivos