Notícias

3ª Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial: Educação e Cultura

29.08.2011

A Mostra de Preservação Patrimonial se inspira na tradição escolar representada pelas Feiras de Ciências, pretendendo dar visibilidade aos projetos pedagógicos desenvolvidos por escolas e professores, os mesmos que possibilitarão a inserção e o enraizamento da questão patrimonial no interior do currículo escolar.
Com o objetivo divulgar e premiar instituições de ensino, bem como instituições e grupos representativos da comunidade das cidades de Mariana e Ouro Preto que realizem trabalho de Educação e Preservação Patrimonial com a participação de alunos regularmente matriculados ou membros da comunidade, a Mostra está programada para acontecer no dia 05 de novembro, na Tenda Cultural da Estação Ferroviária de Ouro Preto.
Todos os Projetos regularmente apresentados nos termos do Regulamento do Edital serão analisados por uma Comissão Julgadora, composta por cerca de 06 (seis) membros, selecionados pela coordenação do Trem da Vale, a seu exclusivo critério, entre educadores, especialistas em Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural, e representantes instituições parceiras do Programa Trem da Vale. Dos projetos inscritos pelas escolas, serão selecionados os 12 melhores em cada cidade, para apresentação durante a 3ª mostra Intermunicipal de Educação Patrimonial. Serão selecionados ainda, em cada cidade, outros 04 projetos de instituições e/ou grupos representativos da comunidade das cidades de Mariana e Ouro Preto que realizem trabalho de Educação/Preservação Patrimonial com a participação de membros da comunidade.
Serão premiados:
• Dois trabalhos pedagógicos: seja de professor isoladamente, seja de um grupo de professores representando uma escola - cada trabalho pedagógico selecionado fará jus a uma quantia em dinheiro, conforme estabelecido no edital da 3ª Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial (clique para baixar).
• Três trabalhos de alunos: cada trabalho fará jus a medalhas para os participantes.
• Dois trabalhos de outras instituições não-escolares e/ou de grupos organizados das comunidades - cada trabalho selecionado fará jus a uma quantia em dinheiro, conforme estabelecido no edital da 3ª Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial.

 

 

  • Arquivos