Notícias

Trem da Vale realiza Evento Repertório da Memória, na Estação de Ouro Preto

09.12.2014

O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, e trouxe novidades para a Sala de Memórias da Estação.

No último sábado, 29 de novembro, a Estação Ferroviária de Ouro Preto recebeu o “Repertório da Memória”. O evento gratuito, que foi promovido pelo Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale (PEPTV), deu início às comemorações de fim de ano nas Estações do Trem da Vale e contou com exposição, apresentação musical e mostra de audiovisual.

Dentre os 150 participantes estavam os entrevistados do Núcleo de História Oral, além de integrantes da Sociedade Musical Santaritense que realizaram uma apresentação na Tenda Cultural. Os convidados assistiram também à exibição da 12ª Mostra de Audiovisual de 2014 - videodocumentário “Banda São Sebastião - 100 Anos de Música”.

Trem da Vale recebe a Sociedade Musical Santaritense. Foto: Eduardo Trópia

Trem da Vale recebe a Sociedade Musical Santaritense. Foto: Eduardo Trópia

Integrantes da Sociedade Musical Santaritense, durante a apresentação musical no evento Repertório da Memória. Foto: Eduardo Trópia

Integrantes da Sociedade Musical Santaritense, durante a apresentação musical no evento Repertório da Memória. Foto: Eduardo Trópia

Durante as comemorações, foi inaugurada na Sala de Memórias nova exposição temporária intitulada “Pelas Bandas da Memória”. A exposição traz uma abordagem sobre quatro tradicionais bandas de música que fazem parte do patrimônio cultural da região: BandaEuterpe Cachoeirense, fundada em 1856; Sociedade Musical São Caetano, fundada em 1836; Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, de 1932; e Sociedade Musical 16 de Julho, fundada em 2002.

Sala de Memórias recebe a exposição: “Pelas Bandas da Memória”. Foto: Eduardo Trópia

Sala de Memórias recebe a exposição: “Pelas Bandas da Memória”.

Foto: Eduardo Trópia

 
Equipamentos da Sala de Memórias exibe novos depoimentos de histórias de vida e temática – Clubes Socioesportivos. Foto: Eduardo Trópia
Equipamentos da Sala de Memórias exibe novos depoimentos de histórias de vida e temática – Clubes Socioesportivos.

Foto: Eduardo Trópia

 

Na vitrine da Sala o visitante pode observar vários objetos como fotografias, instrumentos e itens pessoais que fazem parte da vivência pessoal, história de vida e cotidiano dos músicos. Estão disponíveis também, por meio dos equipamentos multimídias existentes na Sala, os novos depoimentos de histórias de vida e temática - Clubes Socioesportivos, coletados e processados nos anos de 2012 e 2013 pelos Núcleos de História Oral e Audiovisual do Trem da Vale.

 

A Sala de Memórias da Estação de Ouro Preto fica aberta para visitações de quarta-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h.

 

  • Arquivos