Notícias

Mostra de Videocabines – Passagem de Mariana

09.12.2013

Na sexta-feira, dia 22 de novembro de 2013, ocorreu a sétima apresentação da Mostra de Videocabines, no Adro da Igreja de Nossa Senhora da Glória, no distrito de Passagem de Mariana - Mariana. A exibição teve início por volta de 20h30 e fez parte das comemorações em homenagem à Santa Cecília.

Um público de 180 pessoas prestigiou a exibição de um vídeo institucional da Vale, de 3 minutos de duração, antes da edição de videocabines com o tema “Festas Populares II”, que teve gravação realizada ali mesmo, no adro da Igreja deNossa Senhora da Glória, em novembro de 2007, sobre a festa de Santa Cecília. Durante a apresentação do vídeo de 28 minutos, foi notável a apreciação demonstrada pelo público presente.

Alguns depoimentos de moradores da comunidade foram gravados anteriormente à exibição dos vídeos, conforme podemos observar:

Ao ser indagado sobre a importância do Trem da Vale retornar à população para mostrar os vídeos produzidos para as videocabines, Vicente Evangelista de Oliveira disse: “Isso é muito importante. Esse é um projeto muito bem aceito, vocês estão de parabéns por essa iniciativa de apresentar essa filmagem logo no dia da Santa Cecília, que é o dia 22 de novembro.”

E, Pablo Borges Papa, completa: “A reapresentação de vídeos que trazem a história é sempre muito importante porque faz com que a história não se perca. E isso é sempre importante porque a história faz parte do nosso passado, e é através dela que a gente constrói o presente e o futuro.”

A próxima Mostra de Videocabines será realizada no dia 08 de dezembro, domingo, no distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana, onde acontecerão festividades em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.

1

André Saimon, estagiário do Apoio Técnico-Administrativo do Vale Registrar, preenche o Termo de Autorização para Uso de Imagem do depoente Ely Roberto, músico da Banda Sociedade Musical Santa Cecília, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Glória, no distrito de Passagem de Mariana, em Mariana. Foto: Isadora Bruzzi

2

Rosilene Figueiredo, Gerente Operacional do Apoio Técnico- Administrativo do Vale Registrar, fala sobre o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale ao público presente da abertura da 7ª exibição da Mostra de Videocabines, no adro da Igreja de Nossa Senhora da Glória, no distrito de Passagem de Mariana, em Mariana.

3

Moradores do distrito de Passagem de Mariana, em Mariana, assistem ao vídeo “Festas Populares II”, na 7ª exibição da Mostra de Videocabines, no adro da Igreja de Nossa Senhora da Glória

  • Arquivos