Notícias

Trem da Vale promove Sarau Infantil ‘É o Bicho!’ e homenageia as crianças e o ‘poetinha camarada’ Vinícius de Moraes

18.10.2013

Na última sexta-feira, 11 de outubro, no âmbito das programações do Mês da Criança nas Estações, o Programa Trem da Vale, por meio das Bibliotecas Infantojuvenis das Estações, promoveu o Sarau “É o Bicho!”, na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto.

Esse sarau, cujo título foi inspirado no Cordel “Que Bicho é?”, de Olegário Alfredo, contemplou poemas que retratam o universo lúdico e inusitado dos animais, onde os bichos são os protagonistas. No repertório musical, destaque para as canções do Álbum “A Arca de Noé”, em homenagem ao “Poetinha Camarada” - Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos nesse mês de outubro.

Para o cenário, foi montado um “Clube dos Bichos”, com uma Biblioteca comandada por uma Coruja inteligentíssima, que adora estar entre os livros, e frequentada por um Pato muito sabido, mas todo atabalhoado; um Macaco vaidoso, que se acha ‘o cara’; um Gato muito esperto e sabichão; uma Galinha muito aloprada e divertida; além de um Pinguim bonachão e um Peru jocoso, que às vezes resolvem dar o ar da graça. Esses bichos, arautos desse sarau, foram incorporados pelo grupo teatral formado por alunos do curso de artes cênicas da UFOP: Beatriz Mendes (A coruja), Carlos Tobias (o macaco), Felipe Cunha (o pato), Isabela Gomes (a galinha) e Vinícius Amorim (o pingüim e o peru).

O repertório musical ficou a cargo do trio Érika Curtiss (voz), Fernando Costa  (violão de 7 cordas) e Gertison Mendes (Percuteria).

As crianças presentes no sarau interagiram e se divertiram com os bichos e cantaram junto com o grupo musical, especialmente as músicas mais populares do Álbum “A Arca de Noé”, como “A Casa” e “O Pato”. Um grupo de crianças participou declamando poemas previamente selecionados.

“O Sarau foi um momento encantador para os professores, quanto mais para os alunos. Fechamos a comemoração da Semana da Criança com chave de ouro”, disse a Profa. Rosaura Mendes, da E. E. Marília de Dirceu.

O evento contou com a participação de crianças e professores do 3º ao 5º anos das Escolas “Estadual Marília de Dirceu” e “Municipal Izaura Mendes”, totalizando cerca de 100 pessoas.

Ao final do Sarau, a bicharada conduziu as crianças até a frente da Estação, onde aconteceu a Chuva de Poesias para Crianças, do Tipoeta (poeta e tipógrafo ) ouro-pretano Guilherme Mansur, numa celebração à criança e à poesia.

1

Sarau 'É o Bicho!' - cenário montado na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto.

2

Trio Musical do Sarau 'É o Bicho!': Érika Curtiss, Fernando Cota e Gertison Mendes.

3

Montagem do Sarau 'É o Bicho!': Participação do público infantil declamando poemas.

  • Arquivos