Notícias

Núcleo de História Oral realiza gravação de entrevistas com Roberto Peret, Raimundo Cardoso e Paulo Ferreira

28.03.2013

O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou, nos dias 09, 19 e 25 de março, as primeiras gravações de entrevistas tipologia História Temática Clubes Socioesportivos, em Ouro Preto, referente à prorrogação da sétima fase do programa, correspondente a 2013.

Roberto da Motta Peret nasceu em Ouro Preto, em 1929. Considerado o mais antigo torcedor do Esporte Clube Tabajaras, compartilhou com a equipe as lembranças dos anos iniciais desse clube, fundado em 1945. Recordou-se dos bailes que organizavam e esclareceu a relação que a diretoria do Tabajaras, em sua maioria composta por comerciantes, mantinha com a Associação Comercial de Ouro Preto. Falou ainda sobre futebol, comparou esquemas táticos atuais com o utilizado nos anos 40 e afirmou que em sua época de tesoureiro e secretário do Tabajaras, na década de 1950, havia mais amor e dedicação dos atletas do que nos dias atuais.

 

O entrevistado Roberto da Motta Peret assina o termo de autorização de uso de imagem, na plataforma da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Rafael Bouças

 

Em 19 de março foi a vez de Raimundo Nonato Cardoso, o popular Raimundo Batutinha, nascido em Ouro Preto, em 1941, lembrar seu período de ponta de lança no time da Associação Atlética Aluminas. Revelado pelo Guarani Esporte Clube no final da década de 1950, Batutinha, por ser habilidoso, irreverente e oportunista dentro da grande área, não pensou duas vezes quando convidado a trocar de clube, pois no Aluminas, além de participar de um dos times mais fortes da região, conseguiria também um emprego na ALCAN. Sua época de jogador, que coincidiu com o período áureo do clube, foi marcada por muitos títulos, comemorações e grandiosos bailes, lembrados por nosso entrevistado durante a gravação.

O entrevistado Raimundo Nonato Cardoso e a equipe do Vale Registrar: Rodrigo Benevenuto, Eder Melo e Cristiane Evangelista, após a entrevista, na plataforma da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Leonardo Penna

 

Paulo Hermenegildo Ferreira, conhecido em Ouro Preto como Paulo Totó, concedeu sua entrevista no dia 25 de março. Nela, discorreu sobre o seu período como atleta do Guarani Esporte Clube. Filho de Antônio Izabel Ferreira, Senhor Totó, antigo torcedor do Guarani e comerciante no campo da Barra, contou sobre o período de sua infância, vivida na década de 1950, no Bairro Barra. Nessa época, com seus irmãos e uma turma de amigos, jogava bola todo dia, quando desenvolveu a técnica de marcação, posicionamento e passe preciso que o consagraria no meio campo do Guarani anos mais tarde. Destacou ainda a construção da sede social, a víspora que organizavam para angariar fundos para a manutenção do clube e o tetracampeonato que conquistou na década de 1970 com a camisa vermelha e branca listrada do Guarani Esporte Clube.

O entrevistador Eder Melo explica para o entrevistado Paulo Hermenegildo Ferreira os procedimentos da entrevista, na Sala de Histórias da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Flávia Pupo

 

As entrevistas agora entram em sua etapa de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final desta fase do programa de história oral, estas e as outras entrevistas que seguirão, serão reunidas no acervo do Vale Registrar disponível para consultas e pesquisas na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana.

  • Arquivos