Notícias

Maracatu na Tenda Cultural

27.08.2009

 

De agosto a novembro, a Trupe FincaPé irá ministrar oficinas de Maracatu de Baque-Virado na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto.
O Maracatu de Baque-Virado é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana que mistura ritmos indígenas e africanos com a cultura européia. O folguedo nasceu da tradição do Rei Congo, trazida para o Brasil pelos Portugueses, e existe há mais de trezentos anos.
Na tradição do carnaval de Pernambuco, a festa reúne personagens que tocam e dançam para homenagear a coroação do rei: o Maracatu. No cortejo, seguem as Damas do Paço com suas bonecas de madeira na mão; o porta-estandarte; o vassalo; as figuras da corte, as baianas e os batuqueiros, que animam o cortejo, tocando instrumentos como caixas de guerra, tambores, gonguê, xequerês, maracás, etc.
Durante as oficinas, os alunos terão contato com os instrumentos de Maracatu, e aprenderão sobre a história, a dança e as cantigas típicas do folguedo. Por meio das práticas de canto e dança, a oficina irá trabalhar o ritmo, buscando desenvolver a musicalidade dos alunos.
As oficinas acontecerão nas tardes de sexta-feira, de 14h30 a 16h30, na Tenda Cultural da Estação. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Trupe Finca Pé, pelos telefones (31)9166-5856 e (31) 9279-2523; ou através do e-mail fincape@trupefincape.com.

  • Arquivos