Notícias

Higienização dos documentos da Companhia Industrial Ouropretana

14.04.2011

Está em fase final o trabalho de higienização mecânica dos documentos da Companhia Industrial Ouropretana, cedidos em empréstimo pela Massa Falida da Companhia Industrial Itaunense, para pesquisa histórica visando a publicação de um livro sobre a história da referida Companhia, que é um dos objetos de trabalho do Núcleo de História Oral do Vale Registrar desde 2008.

Integrantes da equipe do Núcleo de História Oral fazem a higienização mecânica dos documentos. Foto: Rafael A. Santos


A higienização mecânica consiste na limpeza manual dos documentos utilizando trincha macia e pinça para passar as folhas e desamassar aquelas que porventura estejam dobradas. Os profissionais envolvidos na tarefa usam máscaras contra o pó e luvas. Essas medidas são indicadas tanto para a proteção pessoal - evitar o contato direto das mãos e olhos com possíveis focos de fungos - quanto para a preservação do documento: as luvas impedem que a oleosidade natural da pele entre em contato com o papel o que, a longo prazo, pode danificá-lo.
Terminado esse processo, a equipe do Núcleo de História Oral do Vale Registrar iniciará a pesquisa do acervo cedido que trará importantes informações sobre o funcionamento da Companhia Industrial Ouropretana desde fins do século XIX até o seu fechamento na década de 1990. Com isso, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale disponibilizará publicação relevante sobre um dos aspectos da história de Ouro Preto.

Higienização mecânica; detalhe. Foto: Rafael A. Santos

 

 

  • Arquivos