Notícias

Curso de capacitação de jovens promove o reconhecimento e a valorização da cultura local

24.03.2009

Em março de 2009 o Vale Registrar promove o 2º Curso de Formação de Jovens Agentes em Vídeo e Patrimônio Cultural, ministrado pela Associação Imagem Comunitária - AIC, no período de 09 de março a 03 de abril. O curso é voltado para jovens com idade entre 16 e 24 anos, moradores de Ouro Preto e Mariana, e que já participam de algum tipo de mobilização social junto à comunidade em que vivem. Seguindo esse critério, a equipe responsável pelo curso buscou selecionar jovens que atuam em ONG’s, projetos culturais, associações, coletivos e demais grupos que se dedicam aos interesses dos moradores, criando uma rede de vivência e de troca de experiências entre os participantes.
No decorrer do curso, os alunos aprendem a utilizar o recurso audiovisual como instrumento de registro e difusão da cultura local. Desde o primeiro encontro, são lançadas discussões em torno da temática do patrimônio histórico, cultural e natural da região, com o intuito de despertar o interesse dos alunos para os bens culturais que os cercam, e sensibilizá-los em relação à necessidade de preservação desses bens.
Segundo Áurea Carolina Freitas, uma das professoras do curso, a noção de patrimônio é trabalhada cuidadosamente, visando chegar mais próximo da realidade dos alunos. Para ela, o imaginário dos alunos está cercado pela idéia de patrimônio como um elemento fortemente presente em suas vidas e ações cotidianas, visto que moram em cidades históricas. O que o curso busca enfatizar são as formas de apropriação e de registro desses bens, sejam eles materiais ou simbólicos, através do recurso audiovisual. Nesse sentido, são propostas atividades práticas voltadas para a produção de vídeos-documentários de curta duração, que abordam a riqueza e a diversidade cultural de Ouro Preto e Mariana, representadas por seus próprios moradores.
Após o término do curso, haverá um encontro de encerramento para entrega do certificado e dos DVD’s contendo os vídeos produzidos pelos alunos. Esse é um momento de confraternização entre os participantes, em que ocorre a exibição dos vídeos e é proposta a reflexão em torno do processo de aprendizado vivenciado durante o curso.

  • Arquivos