Notícias

Mostra de Videocabines - Padre Viegas, Mariana

22.10.2013

No sábado, dia 12 de outubro de 2013, ocorreu a quinta apresentação da Mostra de Videocabines, no distrito de Padre Viegas, em Mariana. A exibição teve início por volta de 18h30 e foi feita na Praça do Rosário, onde estava acontecendo o tradicional Festival de Cuscuz.

Um público de 350 pessoas prestigiou a exibição de um vídeo institucional da Vale, de 3 minutos de duração; e da edição das videocabines “Culinária I” e “Lendas, Casos e Mitos II”, ambas gravadas ali mesmo, no distrito de Padre Viegas, em 2007 e 2008 respectivamente. O tempo da exibição das videocabines foi de aproximadamente 35 minutos.

Ao final da exibição, pessoas ali presentes parabenizaram e agradeceram a equipe do Programa pela iniciativa e promoção da atividade. Alguns depoimentos de moradores da comunidade foram gravados.

Pedro de Alcântara Gomes, disse: “Isso tem que ser divulgado, tem que mostrar pras pessoas as nossas tradições, nossas lendas do passado, pra isso não cair no esquecimento e… continuar viva isso aí, porque isso é… o resgate do nosso passado”.

Margarida Angélica Gonçalves Moreira, diretora da Escola Estadual Padre Viegas, acrescentou: “É uma oportunidade excelente pra nossa comunidade,… porque as pessoas que não tem oportunidade de estar indo a Ouro Preto ou Mariana,… ou seja, eles não vão pra lá, mas vocês vêm até aqui. Isso é uma excelente oportunidade,… pra comunidade e também uma divulgação,… uma maneira diferente de divulgar o trabalho de vocês aqui na comunidade, porque nem todas as pessoas sabem que vocês já fizeram esse trabalho aqui”. 

E Guilherme Henrique de Lima, morador do distrito, acrescenta: “Ah, eu gostei muito né, porque o Trem da Vale está trazendo a oportunidade da gente rever as pessoas que já partiram, ver… eu inclusive me vi no vídeo, gostei pra caramba, eu era pequeninho, estava até bonitinho. É… vi meu avô que já faleceu, voltou pra matar bastante saudades… Alguns amigos nossos que… também já faleceram. É um momento bem particular mesmo, eu cheguei a me emocionar bastante com o vídeo”.

1

Rosilene Figueiredo, Gerente Operacional do Apoio Técnico-Administrativo, fala aos participantes da 5ª exibição da Mostra de Videocabines – “Culinária I” e “Lendas, Casos e Mitos II”, na Praça do Rosário, no distrito de Padre Viegas, em Mariana. Foto: Wesley Maurício

2

A equipe do Vale Registrar – Leonardo Penna (Gerente Operacional do Núcleo de Audiovisual) e André Sousa (estagiário do Apoio Técnico-Administrativo) – gravam depoimento de Margarida Angélica Gonçalves Moreira, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, momentos antes da 5ª exibição da Mostra de Videocabines, no distrito de Padre Viegas, em Mariana. Foto: Wesley Maurício

3

Participantes do 10º Festival de Cuscuz de Sumidouro acompanham a 5ª exibição da Mostra de Videocabines, na Praça do Rosário, no distrito de Padre Viegas, em Mariana. Foto: Wesley Maurício

4

Participantes acompanham a 5ª exibição da Mostra de Videocabines – “Culinária I” e “Lendas, Casos e Mitos II”, na Praça do Rosário, no distrito de Padre Viegas, em Mariana. Foto: Wesley Maurício

  • Arquivos