Notícias

Inauguração da Sala de Memórias

28.08.2011

 

Em 1º de setembro de 2011, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale inaugurou, na Estação Ferroviária de Ouro Preto, a Sala de Memórias. Constitui esse espaço uma importante ferramenta para o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural de Mariana e Ouro Preto, sob a perspectiva de sua apropriação e preservação.
A concepção e elaboração desta sala baseou-se no amplo acervo histórico, de caráter principalmente audiovisual, obtido a partir de depoimentos dos moradores das referidas cidades ao longo dos cinco anos de existência do Trem da Vale. Projetada como um espaço museográfico contemporâneo, em que os visitantes são apresentados à produção do Vale Registrar, congrega história, tradição, conhecimento e sabedoria popular adquirida no cotidiano da vida.


O evento contou com a participação de, aproximadamente, 300 pessoas. Compareceram à inauguração 70 entrevistados do Vale Registrar, seus familiares e convidados, autoridades locais, representantes da Vale, da Fundação Vale, do Santa Rosa Bureau Cultural, membros da equipe do Programa e todos os integrantes do Vale Registrar.
Depois de receber a benção do Padre José Eudes Campos do Nascimento, vigário da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Ouro Preto, a Sala de Memórias foi aberta ao público, que se encantou e se emocionou com o material ali exposto.
Na plataforma da Estação, os convidados se serviram de caldos, salgadinhos e biscoitos, e, ao som do conjunto musical marianense “Uns e Outros”, alguns dos presentes se animaram a dançar.
A Sala de Memórias está aberta para visitação de terça a domingo, de 09 às 17 horas, na Estação Ferroviária de Ouro Preto.

 

Convidados acompanham a bênção do Pe. José Eudes, vigário da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

 

  • Arquivos