Notícias

Núcleo de História Oral realiza gravações de entrevistas com Gildete D’Angelo e Maria de Lourdes Antunes Santos

27.04.2012

O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou nos dias 17 e 24 de abril, as primeiras gravações das entrevistas tipologia História Temática Clubes Socioesportivos em Mariana, referentes à sétima fase do programa, correspondente a 2012.
Gildete D’Angelo, esposa do também entrevistado Orlando D’Angelo, relembrou, entre outras coisas, as atividades que ocorriam nos clubes do distrito de Passagem de Mariana-MG, em especial o Sorriso e o Sport Clube 29 de Junho: desfiles, bailes, festas e, claro, as partidas de futebol que acompanhava com entusiasmo compuseram sua narrativa. Dos clubes de Mariana, recordou-se dos bailes realizados no Marianense Esporte Clube, onde, com seu marido, dançava a noite inteira.
Maria de Lourdes Antunes Santos, por sua vez, deu importante depoimento sobre as atividades do Guarany Esporte Clube, de Mariana-MG; clube do qual seu esposo Francisco de Assis Santos foi presidente por vários anos, além de treinador do time de futebol, sua grande paixão.


A equipe do Núcleo de História Oral do Vale Registrar no início das gravações com a entrevistada Maria de Lourdes Antunes Santos, no Vagão Oficina de Vídeo / Sala de Histórias da Estação Ferroviária de Mariana. Foto: Dalila Carneiro


As entrevistas agora entram em suas etapas de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final desta fase do programa de história oral, estas e as outras entrevistas que seguirão, serão reunidas no acervo do Vale Registrar disponível para consultas e pesquisas na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana, e também neste site.

  • Arquivos