Notícias

Exposição Fotográfica - “5ª Oficina de Fotografia Digital”

03.09.2012

No dia 05 de setembro de 2012, às 10 horas, na Plataforma da Estação de Ouro Preto será aberta a Exposição Fotográfica relativa à 5ª Oficina de Fotografia Digital promovida pelo Vale Registrar.
A 5ª Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar foi realizada em duas etapas: de 11 a 16 de Junho de 2012 na Estação de Ouro Preto; e de 18 a 23 de Junho na Estação de Mariana. Em Ouro Preto, os 13 alunos realizaram registros fotográficos nos bairros Antônio Dias e Pilar, e em Mariana, os 12 participantes da oficina retrataram os bairros Rosário e Santana. Dentre os 25 alunos que foram capacitados pela oficina, 04 eram integrantes da equipe do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.
A atividade, com duração total de 24 horas em cada cidade, foi ministrada pelo fotógrafo Dimas Guedes. Buscou-se explorar o olhar dos participantes da oficina sobre a composição e o desenho na fotografia digital, e realizar, como atividade prática, registros fotográficos de aspectos, manifestações, personagens, edificações e lugares culturalmente representativos de cada bairro documentado.
Alguns destes registros fotográficos foram selecionados pelos próprios autores para comporem esta exposição, que permanecerá na Plataforma da Estação de Ouro Preto até o dia 16 de setembro de 2012. Em seguida, a exposição será montada no prédio da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), situado à Praça Antônio Dias, nº 80, bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, onde ficará no período de 18 a 30 de setembro.
Após ser realizada em Ouro Preto, a mostra ficará exposta na Sala Multiuso da Estação de Mariana, no período de 2 a 14 de outubro; e depois poderá ser apreciada na Sacristia da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada na Praça do Rosário, s/nº, bairro Rosário, em Mariana, 16 a 28 de outubro de 2012.

 

Visitantes na Exposição Fotográfica da 4ª Oficina de Fotografia Digital. Local: Plataforma da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Data: 17.01.12. Foto: Marcello Nicolato

 

 

  • Arquivos