Notícias

O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale em 2010

06.01.2011

O PEPTV - Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale alcançou ótimos resultados com as atividades desenvolvidas durante o ano de 2010.

Alunos da Escola Municipal de Passagem na Estação de Ouro Preto. Foto: Tamara Marques


O Programa que desenvolve ações de valorização do patrimônio cultural e natural dos municípios de Mariana e Ouro Preto participou de eventos importantes como Estação Ciência, Fórum das Letras, Salão Mineiro de Turismo, Simpósio Internacional de Contadores de História e o Festival de Inverno - Fórum das Artes, estimulando o aprendizado de crianças, jovens e adultos sobre Educação Patrimonial.

A valorização da cultura local e do trabalho social esteve presente nos Saraus Literários, Programa Amigos da Escola, Dia “V” e o lançamento do vídeo de cem anos da Banda São Sebastião, unificando cada vez mais as ações do PEPTV com a comunidade.
O Programa de Educação Patrimonial é composto por três subprogramas: Vale Conhecer, Vale Promover e Vale Registrar.
O Vale Conhecer é voltado para a formação, ensino e aprendizagem da Educação Patrimonial e conta com o apoio das Bibliotecas Infantojuvenis das Estações de Ouro Preto e Mariana, constituindo-se como um espaço de pesquisa, cultura e lazer. A Biblioteca Infantojunvenil da Estação de Mariana conta atualmente com 4.552 exemplares no total e possui 170 DVDs de vídeos e jogos à disposição dos usuários. Durante o ano foram atendidos 64.774 usuários, e o espaço recebeu o prêmio do Conselho Regional de Biblioteconomia como reconhecimento por sua atuação no estado de Minas Gerais. Já a Biblioteca da Estação de Ouro Preto, possui um acervo de 1.800 livros e realizou27.111 atendimentos por meio de consultas de livros, jornais, revistas e acesso à internet. Os espaços somaram 8.295 empréstimos em 2010 e ambos os acervos são compostos por livros, periódicos, revistas, gibis, jogos e brinquedos.

 

Abertura da Exposição Colcha de Retalhos.

O Vale Promover atua na divulgação e valorização do patrimônio cultural e natural das regiões a partir de ações educativas, atendendo a população de Mariana e Ouro Preto. As atividades culturais realizadas nas Estações do Programa, divididas entre eventos e intervenções, beneficiaram 4.239 participantes. As oficinas tiveram a participação de 1.250 pessoas, sendo 51 professores e 1.199 alunos. O Circuito Comunidade atendeu a 7.045 moradores ligados às comunidades destas regiões. O Circuito Rede de Ensino atendeu 2.971 alunos e 311 professores durante todo o ano. Na Tenda cultural – espaço em que são promovidas atividades culturais e que está sendo amplamente utilizado pela comunidade, foram realizado 72 eventos, somando um público de 7.045 pessoas. 

O Vale Registrar que busca a consolidação da identidade cultural da população, realizou através do Núcleo de História Oral 9 entrevistas de História de Vida e 16 entrevistas de História Temática. O subprograma lançou o segundo Catálogo de Entrevistas e o Vídeo Educativo – Lugares, produzidos com base nos depoimentos de História de Vida.
O Núcleo realizou quatro cursos de práticas audiovisuais: 1º Oficina de Roteiro Audiovisual, 3º Curso de Educação de Vídeo, 2º Oficina de Vídeo de Animação para crianças e a 2º Oficina de Fotografia Digital, somando 70 participantes. No que se refere à Produção Videográfica o Vale Registrar realizou dois novos trabalhos, o vídeo “Pontes” e o vídeo “Banda São Sebastião – 100 anos de música”.
Equipe do Programa Trem da ValeEm quatro anos de existência, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale realizou através de cursos, oficinas, eventos e demais atividades, cerca de 871mil atendimentos.
Desse total, 452 mil pessoas fizeram o passeio de trem.

 

  • Arquivos