Notícias

Oficina de flor de fuxico nas Estações

01.10.2009

 

Estudantes de Ouro Preto e Mariana participaram na semana passada das oficinas de confecção de flores de fuxico. As aulas foram ministradas nos dias 22 e 25 de setembro pela oficineira Virgínia Devezas, da Fundação Aleijadinho, em parceria com o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.
Durante as oficinas, foram trabalhados temas ligados ao Patrimônio Imaterial, em especial o “fazer fuxico”, artesanato tradicional de Ouro Preto e Mariana. Usando apenas linha, agulha e um pedaço de retalho, as crianças aprenderam a fazer flor de fuxico, o “cravinho”, como é conhecido na região.
Cerca de 50 crianças participaram das oficinas, sendo 27 alunos do 4º ano da E. E Marília de Dirceu de Ouro Preto, e 17 alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Santa Godoy, de Mariana.
As oficinas integram as atividades do Plano de Incentivo à Leitura, desenvolvido pelas Bibliotecas Infanto-juvenil do Trem da Vale, com o intuito de ampliar a participação das escolas de Ouro Preto e Mariana nas atividades do Programa.

  • Arquivos