Notícias

Vagão Sonoro Ambiental promove oficina de musicalização com Fernando Sardo

27.11.2012

Entre os dias 07 a 11 de novembro, as equipes do Vale Conhecer e Vale Promover participaram da oficina de capacitação para funcionários e monitores do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale - PEPTV, no Vagão Sonoro Ambiental da Estação de Ouro Preto, com o músico, luthier e artista plástico Fernando Sardo.
A oficina foi realizada com o objetivo de ampliar o repertório do grupo na lutheria experimental e musicalização, explorando as potencialidades do Vagão Sonoro Ambiental. Dessa vez, Fernando Sardo, que projetou as esculturas musicais do Vagão, explorou novas possibilidades para confecção de instrumentos musicais com a utilização de materiais alternativos como viola de arco na cabaça, tambor de lata, berimbau de eletroduto, dentre outros. O público de Ouro Preto e Mariana também pôde apreciar as atividades desenvolvidas no Vagão - na quinta-feira (08/11), Fernando Sardo ministrou uma atividade musical no Vagão Sonoro Ambiental com o público de alunos das instituições que participavam do “Circuito Escolas”.
A oficina contou também com a participação de interessados que fizeram inscrição previamente e tiveram três dias de muito aprendizado com a construção de novos instrumentos, intercambiando experiências com Fernando Sardo e a equipe do PEPTV. Destaque para a participação de alunos e professor (Marcelo Borba) do curso de Música da UFOP que contribuíram com seus conhecimentos e saíram satisfeitos com o resultado da oficina.
O Vagão Sonoro funciona de terça a domingo de 09h às 17h.
Venham conhecer!

 

 

Equipe PEPTV, alunos e o professor Fernando Sardo posam para foto no em frente ao Vagão Sonoro Ambiental. Foto: Pablo Campos

  • Arquivos