Notícias

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DA “6ª OFICINA DE FOTOGRAFIA DIGITAL”, NA ESTAÇÃO DE OURO PRETO

06.12.2012

O aluno da 6ª Oficina de Fotografia Digital, Osmar Alves de Oliveira Júnior, olha as fotos produzidas e selecionadas pelos participantes da oficina, na plataforma da Estação Ferroviária de Ouro Preto. Foto: Rafael Bouças

 

No dia 04 de dezembro de 2012, às 11 horas, na Plataforma da Estação de Ouro Preto foi aberta a Exposição Fotográfica relativa à 6ª Oficina de Fotografia Digital promovida pelo Vale Registrar.
A 6ª Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar foi realizada em duas etapas: de 17 a 22 de Setembro de 2012 na Estação de Ouro Preto; e de 24 a 29 de Setembro na Estação de Mariana. Em Ouro Preto, os 13 alunos realizaram registros fotográficos nos bairros Alto da Cruz e Centro, e em Mariana, os 14 participantes da oficina retrataram os bairros São Gonçalo e Barro Preto. Dentre os 27 alunos que foram capacitados pela oficina, 05 eram integrantes da equipe do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.
A atividade, com duração total de 24 horas em cada cidade, foi ministrada pelo fotógrafo Dimas Guedes. Buscou-se explorar o olhar dos participantes da oficina sobre a composição e o desenho na fotografia digital, e realizar, como atividade prática, registros fotográficos de aspectos, manifestações, personagens, edificações e lugares culturalmente representativos de cada bairro documentado.
Alguns destes registros fotográficos que foram selecionados pelos próprios autores, compõem esta exposição, que permanecerá na Plataforma da Estação de Ouro Preto até o dia 16 de dezembro de 2012, e poderá ser apreciada de terça a domingo, de 09 às 17 horas.
A abertura da Exposição Fotográfica, na Estação de Ouro Preto, foi executada com grande sucesso. Contamos com a presença de várias pessoas, dentre elas, Dimas Guedes e alunos da oficina, que cederam seus depoimentos avaliativos sobre a participação na atividade, conforme relatos abaixo:
Dimas Guedes, instrutor das oficinas de fotografia, disse que “… cada vez eu fico mais surpreso com o resultado de nossas oficinas, sabe? E essa, particularmente, foi muito interessante. Eu acho que o resultado foi muito bom, os alunos aproveitaram muito e nós tivemos muito sucesso no trabalho de campo. Eu gostei muito!”
Já a aluna Deborah Kelly Nascimento Pessoa, afirma que “E foi a primeira experiência de curso de fotografia que eu tive. E foi uma experiência muito interessante pelo tempo que foi muito bem aproveitado, pela interação do grupo, pela experiência prática, fotografando o que você visse, buscando temas interessantes onde aparentemente não existia…”
Após ser realizada na Estação de Ouro Preto, a exposição será montada na Sala Multiuso da Estação de Mariana, no período de 18 de dezembro de 2012 a 1º de janeiro de 2013.
Em seguida, a mostra ficará exposta na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada à Rua Santa Cruz, s/nº, bairro Barro Preto, em Mariana.
E para coroamento da atividade, a exposição poderá ser apreciada nas dependências do Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG em Ouro Preto, situado na Praça Tiradentes, nº 04, bairro Centro, no período de 15 a 27 de janeiro de 2013.

 

 

  • Arquivos