Notícias

Comemorações ao “Dia do Ferroviário”

05.05.2011

No último 30 de abril, em comemoração ao “Dia do Ferroviário”, na plataforma da Estação Ferroviária de Ouro Preto, foram homenageados os ex-ferroviários entrevistados do Vale Registrar e funcionários da FCA.
Os homenageados realizaram o passeio de trem, partindo de Mariana e acompanhados por trio musical local, sendo recebidos pela equipe do Trem da Vale na Estação de Ouro Preto.

 

 

 

Você sabia?

O “Dia do Ferroviário” é comemorado em 30 de abril por esta ser a data da primeira viagem de uma composição férrea no Brasil.

Construída pelo Barão de Mauá, a Estrada de Ferro Petrópolis foi a primeira ferrovia do país, ligando o Rio de Janeiro à Raiz da Serra.

Estavam presentes na primeira viagem o então Imperador Dom Pedro II e sua esposa, a Imperatriz Tereza Cristina.

As duas primeiras bolas de futebol trazidas para o Brasil, foram utilizadas na partida entre os funcionários da São Paulo Railway e os da Companhia de Gás. Vitória dos ferroviários por 4×2.

A ferrovia é uma invenção inglesa. Os primeiros exemplares atingiam 20 Km/h, no máximo. Hoje, os trens-bala japoneses flutuam nos trilhos e atingem impressionantes 300 Km/h de média.

  • Arquivos