Notícias

Mostra de Videocabines - Distrito de Cachoeira do Brumado, Mariana

13.12.2013

No domingo, dia 08 de dezembro de 2013, ocorreu a oitava apresentação da Mostra de Videocabines, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Cachoeira do Brumado - Mariana.  A exibição teve início por volta de 18h15 e fez parte das comemorações em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.

Um público de 150 pessoas prestigiou a exibição de um vídeo institucional da Vale, de 3 minutos de duração, antes da edição de videocabines com o tema “Festas Populares II”, que teve gravação realizada ali mesmo, no adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro de 2007, sobre a festa de Nossa Senhora da Conceição. Durante a apresentação do vídeo de 28 minutos, foi notável a apreciação demonstrada pelo público presente, ao reconhecerem algum depoente ou mesmo a própria pessoa.

Alguns depoimentos de moradores da comunidade foram gravados anteriormente e após à exibição dos vídeos, conforme podemos observar:

Ao serem indagados sobre a importância do Trem da Vale retornar à população para mostrar os vídeos produzidos para as videocabines, Fernando Pereira de Freitas responde:

“Enriquece sim, porque a gente pode até falar em patrimônio imaterial, que são as tradicões religiosas, os cortejos, as cerimônias, a própria música que a banda executa (…) Essa gravação, essa filmagem do Trem da Vale, ela participa nesse sentido, de preservar o patrimônio imaterial. É muito válida a iniciativa, uma vez que, expõe para a comunidade o que a própria comunidade faz num olhar diferente.”

 

E Alex Paulo de Oliveira, completa: “Eu acho de extrema importância, porque é uma maneira de divulgar a cultura do lugar. Não só de Cachoeira do Brumado, mas de outros lugares: Bandeirantes, Monsenhor Horta, Padre Viegas…

Neste dia, foram encerradas as exibições das Mostras de Videocabines do ano de 2013. Além deste distrito, percorremos mais três distritos de Mariana, e dois distritos e dois bairros de Ouro Preto exibindo os vídeos gravados em 6 anos do Programa.

1

Rosilene Figueiredo, Gerente Operacional do Apoio Técnico-Administrativo, fala aos participantes da 8ª exibição da Mostra de Videocabines – “Festas Populares II”, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana. Foto: Wesley Maurício

2

Participantes das festividades de Nossa Senhora da Conceição assistem às apresentações das videocabines, algumas delas gravadas no distrito, durante a 8ª exibição da Mostra de Videocabines – “Festas Populares II”, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana. Foto: Wesley Maurício

3

O estagiário do Apoio Técnico-Administrativo do Vale Registrar, André Sousa, preenche o Termo de Autorização para Uso de Imagem da depoente Marina de Freitas Oliveira, após a 8ª exibição da Mostra de Videocabines – “Festas Populares II”, no distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana. Foto: Isadora Bruzzi

  • Arquivos