Notícias

Núcleo de História Oral realiza gravações de entrevistas com Orlando D’Angelo e José Pio Monte

08.04.2012

O Núcleo de História Oral do Vale Registrar realizou na terça-feira, 04 de abril, as primeiras gravações das entrevistas tipologia História Temática Clubes Socioesportivos, referentes à sétima fase do programa, correspondente a 2012.


O entrevistado Orlando D’Angelo, junto à sua esposa Gildete D’Angelo e a equipe do Vale Registrar: Rosilene Figueiredo, Rafael Bouças, Rodrigo Ferreira, Eder de Melo e Marcello Nicolato. Foto: Dalila Carneiro


A primeira entrevista da fase, realizada em Mariana, com o senhor Orlando D’Angelo, nascido em 13 de abril de 1922, no distrito de Passagem de Mariana, teve como enfoque a participação do entrevistado em dois importantes clubes da região: o Sport Clube 29 de Junho, do qual foi membro fundador, e do Esporte Clube Tabajaras, onde jogava como ponta direita, vindo inclusive a atuar em Belo Horizonte, no Cruzeiro Esporte Clube. Em sua entrevista, recordou os momentos de fundação do Clube 29 de Junho, citou importantes partidas disputadas e narrou bailes e comemorações na sede social do Sport, abrilhantadas pelo Jazz Piloto de Passagem de Mariana.

A segunda entrevista foi realizada com o ouro-pretano José Pio Monte, nascido em 05 de maio de 1924, no Bairro Antônio Dias. Um dos fundadores do Guarani Esporte Clube em 1937, José Pio recordou, entre outras coisas, da memorável final de 1949 contra a Associação Desportiva da Escola de Minas (ADEM), que durou das nove às 15 horas e que, por decisão da organização, foram declarados campeões os dois finalistas.
As entrevistas agora entram em suas etapas de processamento: captura do áudio, transcrição, elaboração das notas de rodapé, conferência de fidelidade, copidesque, redação de resumos e edição do vídeo. No final desta fase do programa de história oral, estas e as outras entrevistas que seguirão, serão reunidas no acervo do Vale Registrar disponível para consultas e pesquisas na Biblioteca Infanto-Juvenil da Estação de Mariana, e também neste site.

  • Arquivos