Notícias

Vale Registrar lança catálogo de entrevistas

11.03.2009

No dia 14 de março, o Trem da Vale promoveu o lançamento do Catálogo de Entrevistas 2006-2007, que reúne informações sobre os entrevistados pelo Núcleo de História Oral do Vale Registrar durante o primeiro ano de atividades do programa. Na ocasião, foi lançado também o Vídeo Educativo “Todos os Tempos”, produzido a partir dos depoimentos de História de Vida como um instrumento a ser utilizado na difusão do acervo constituído. O evento aconteceu na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto.
O Vale Registrar tem a prática educativa aberta às comunidades de Mariana e Ouro Preto, com atividades voltadas para o registro do patrimônio cultural e o resgate da memória individual e coletiva. Por meio de metodologia específica de registro de história oral, busca-se preservar a memória social e a melhoria da auto-estima nessas comunidades, proporcionando a socialização e a democratização da informação histórica; além de criar uma documentação útil ao entendimento do processo histórico da região abrangida pelo Trem da Vale, a partir do século XX.
Nas entrevistas com moradores dessas cidades, a abordagem histórica é feita por meio de um relato autobiográfico - a História de Vida, em que o entrevistado relembra fragmentos de seu passado; ou pela História Temática, que trata de um assunto específico, sem abranger toda a vida do depoente.
Em três anos de trabalho, o acervo do Vale Registrar já conta com um total de 116 entrevistas feitas com depoentes de Mariana e Ouro Preto, e de seus distritos; sendo que o segundo catálogo e vídeo educativo encontram-se atualmente em elaboração.

 

  • Arquivos