Notícias

3º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar

25.05.2012

Nos dias 11 e 14 de maio de 2012, aconteceu o encerramento do 3º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar, nas Estações de Mariana e de Ouro Preto, respectivamente.
O curso foi realizado no período de 09 de abril a 14 de maio sob a coordenação de instrutores de Ouro Preto: Douglas Aparecido e Eduardo Moreira, na área do Audiovisual; e Maria Agripina Neves, na área do Patrimônio Cultural.
As aulas aconteceram as segundas e quintas para a turma de Ouro Preto e as quartas e sextas para a turma de Mariana, com a carga horária de 04 horas diárias; perfazendo um total de 40 horas/aula por turma.
Foram capacitados 49 alunos, sendo 03 professores, 01 diretora e 45 crianças de 09 a 11 anos do 5º ano do Ensino Fundamental, dos quais: 02 professoras e 19 crianças vindos da Escola Estadual Dom Benevides, de Mariana; e 01 professora, 01 diretora e 26 crianças vindos da Escola Estadual Desembargador Horário Andrade, de Ouro Preto.
Esta atividade do Vale Registrar, que integra o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, teve como objetivo apresentar os conceitos básicos da realização audiovisual e da Educação Patrimonial para grupos compostos por professores e alunos procedentes do Ensino Fundamental de instituições escolares de Mariana e Ouro Preto; buscando, ao mesmo tempo, documentar, difundir e valorizar os bens culturais locais; utilizando espaços e equipamentos existentes nas estações ferroviárias do Trem da Vale.
O curso foi executado com grande sucesso, atingindo os objetivos pretendidos e satisfazendo os anseios dos instrutores e dos alunos das turmas de crianças e professores das duas cidades, conforme relatos obtidos nas avaliações feitas pelos participantes ao final da atividade; como por exemplo: da Escola Estadual Dom Benevides a professora Andréia de Queiroz achou que “O curso foi muito bom. Espero que o Trem da Vale continue com estes cursos para que outras escolas possam participar. “ e a aluna Samila Cristina Correa expressou assim “O curso pra mim foi muito bom eu gostei … de aprender muitas coisas que eu não sabia, dos professores, mas eu não gostei de uma coisa, que o curso acabou…”; da Escola Estadual Desembargador Horário Andrade a professora Sílvia Elias Barbosa disse “O curso foi de grande importância para todos nós, acrescentou muita coisa.” e o aluno Jean Victor Eugênio da Paixão Eleotério declarou “Eu achei muito bom aprender sobre Patrimônio e que música, nome, identidade, museus e igrejas, tudo é patrimônio.”
Durante a realização do curso, em cada cidade, os alunos trabalharam os princípios teóricos e práticos para a produção de videodocumentários de curta duração, desde a pesquisa sobre o patrimônio cultural, o registro audiovisual até a edição de um vídeo abordando bens culturais representativos da região, escolhidos pelos próprios participantes. Pretende-se, assim, capacitá-los para a elaboração de produtos culturais e educacionais a serem empregados nas escolas locais. Algumas das atividades práticas realizadas estão relacionadas à animação de vídeos.
Como resultado final do curso, foram produzidos quatro vídeos de curta duração que abordaram os bens culturais escolhidos. Em cada cidade, a turma de alunos foi dividida em dois grupos que elaboraram os seguintes vídeos: em Mariana, “A História da Escola Estadual Dom Benevides” e “A Praça Gomes Freire”; e em Ouro Preto, “Rua Treze de Maio” e “A Fanfarra do Horácio Andrade”.
No último dia de atividade, os participantes, em cada cidade, assistiram à exibição dos vídeos produzidos por eles, com a orientação dos instrutores responsáveis pelo curso e da equipe do Vale Registrar.
O Vale Registrar fará a exibição destes vídeos nas escolas participantes do curso em data a ser confirmada. Na ocasião, as crianças e os professores que participaram do curso receberão uma cópia em DVD contendo todos os vídeos produzidos, que também serão distribuídos para as bibliotecas e direção das duas escolas. O objetivo é que os videodocumentários possam ser utilizados como material educativo durante as aulas nas escolas.

 

  • Arquivos