Notícias

Exposição “Olhares sobre Aleijadinho” no Trem da Vale

28.11.2014

As obras expostas foram criadas em oficina realizada pelo PEPTV em parceria com o IPHAN.

 

No dia 18 de novembro, completaram-se 200 anos da morte do escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No âmbito das celebrações da 37º Semana do Aleijadinho, que homenageia o artista, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale (PEPTV) juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizaram, entre os dias 14 e 21 de novembro, a oficina “Olhares sobre Aleijadinho”. A atividade visou contemplar um conjunto de bens culturais do escultor, considerado símbolo do barroco mineiro, e resultou em uma exposição que pode ser visitada na Estação de Ouro Preto.

Por meio de visitas guiadas, leituras mediadas, exibições de vídeo e estudo sobre o Mestre Aleijadinho e suas obras, alunos da Escola Municipal Professora Juventina Drummond, de Ouro Preto, foram estimulados a observarem a cidade onde vivem e as esculturas do referido artista sob um ponto de vista diferenciado, de valorização e reconhecimento do patrimônio para a cidade.

As oficinas contemplaram duas turmas de alunos de faixas-etárias distintas: a primeira contou com a participação de 20 crianças de 11 a 14 anos; e a segunda turma, 26 jovens de 15 a 18 anos.

Durante os dois encontros realizados com cada grupo, os alunos puderam conhecer a história do Aleijadinho, por meio de uma roda de leitura e exibição do videodocumentário “Pedra Sabão”, produzido pelo Núcleo de Audiovisual do Trem da Vale. Os estudantes fizeram uma visita guiada à Igreja de São Francisco de Assis, mediada pelo historiador Bernardo Andrade.

Durante o passeio, os alunos puderam registrar, através de fotografias, os aspectos e detalhes da obra de Aleijadinho que mais os impressionaram. As fotos registradas passaram por uma seleção, foram impressas e cada participante confeccionou um  trabalho, sob sua perspectiva e ótica individual, utilizando recortes, pintura e colagem, com a orientação da arte-educadora, Emanuela Alves.

Os grandes cartões postais estão expostos na plataforma da Estação de Ouro Preto e apresentam, também, uma série de frases e palavras, coletadas durante a realização das oficinas, que registram as impressões dos participantes acerca do mestre Aleijadinho e de suas obras. Posteriormente, essa exposição irá para a Casa da Baronesa (IPHAN), na Praça Tiradentes, no centro de Ouro Preto.

Venha conferir esse belo resultado na Estação de Ouro Preto e aproveite a visita para explorar os espaços museográficos do Trem da Vale!

  • Arquivos