Notícias

Oficina ‘Colcha de Retalhos’ - Olhares sobre Aleijadinho

25.11.2013

Aconteceu nos dias  11 e 14 de novembro, a Oficina “Colcha de Retalhos - Olhares sobre Aleijadinho” que consistiu em desenvolver, no âmbito das programações da 36ª Semana do Aleijadinho - Abertura do Ano do Aleijadinho, uma atividade voltada para o conhecimento e valorização da arte barroca ouro-pretana, em especial àquela de autoria do Mestre Aleijadinho; e confeccionar uma colcha de retalhos com registro iconográficos de imagens que retratam ‘olhares’ sob detalhes de suas obras, para futura exposição. Participaram desta ação 31 alunos do 8º ano da Escola Estadual Marília de Dirceu da cidade de Ouro Preto, que puderam ter sua criatividade estimulada  através de vídeos, textos e imagens acerca da obra desse grande mestre. Essa oficina buscou fazer com que os alunos registrassem suas impressões sobre o tema abordado em retalhos de tecidos avulsos para a montagem final de uma colcha de retalhos.

No primeiro dia foi exibido o vídeodocumentário “Pedra-Sabão”, produzido pelo Vale Registrar e uma realizada uma visita guiada pelo instrutor Hudson Augusto Silva, às Igrejas de São Francisco de Assis e Bom Jesus de Matozinhos -São Miguel e Almas, quando os participantes puderam observar a iconografia da obra do artista. Já no segundo e último dia de Oficina foi realizada uma atividade criativa de desenho e ilustração em tecido, quando os alunos representaram “Olhares sob Aleijadinho” em tecido.

As colchas produzidas nesta Oficina farão parte de uma exposição no próximo ano em celebração aos 200 anos de morte do artista Aleijadinho.

1

2

  • Arquivos