Notícias

Encerramento da 6ª Oficina de Fotografia Digital

08.10.2012

O instrutor Dimas Guedes, a equipe do Vale Registrar e os alunos da 6ª Oficina de Fotografia Digital no pátio externo da Estação Ferroviária de Mariana. Foto: Rafael Bouças

 

A 6ª Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar foi encerrada na Estação de Ouro Preto, sábado, dia 22 de setembro de 2012, e na Estação de Mariana, sábado, dia 29 de setembro.
A partir do aprendizado sobre o uso da câmera digital que os alunos tiveram durante a oficina, foram realizados registros fotográficos de manifestações, personagens, edificações e lugares culturalmente representativos nos bairros selecionados. Em Ouro Preto, os 13 alunos selecionados realizaram estes registros nos bairros Alto da Cruz e Centro; e em Mariana os 14 alunos registraram os bairros São Gonçalo e Barro Preto.
A oficina teve como objetivo explorar o olhar dos participantes sobre a composição e o desenho na fotografia digital, abordando os seguintes tópicos: uso correto da câmera digital; ponto, reta e plano; história da fotografia; erros mais comuns; importância e treino do olhar; trabalho de aplicação prática; seleção e tratamento das imagens; discussão dos resultados; ampliação e impressão. A intenção foi que os participantes da oficina pudessem documentar pela fotografia os modos de viver existentes nos bairros selecionados, e a partir das imagens geradas, pessoas e espaços de sua referência fossem revelados e (re)conhecidos, com características e peculiaridades que lhes representam e identificam.
Está prevista, ainda para 2012, uma exposição com fotografias feitas pelos alunos da oficina, nas plataformas das Estações de Mariana e de Ouro Preto e em espaços de uso coletivo nos bairros registrados.

 

 

  • Arquivos