Notícias

Exibição dos vídeos do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar

27.12.2011

O 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar foi realizado no período de 25 de abril a 24 de maio de 2011, nas Estações de Mariana e de Ouro Preto, sob a coordenação de instrutores: Douglas Aparecido e Eduardo Moreira, na área do Audiovisual; e Maria Agripina Neves, na área do Patrimônio Cultural.
Foram capacitados 52 alunos, sendo 03 professores e 49 crianças (09 a 10 anos) da 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, dos quais: 01 professor e 25 crianças vindos da Escola Estadual Doutor Gomes Freire, de Mariana; e 02 professores e 24 crianças vindos da Escola Estadual Marília de Dirceu, de Ouro Preto.
Como resultado final do curso, foram produzidos quatro vídeos de curta duração que abordaram bens culturais escolhidos pelos próprios participantes. Em cada cidade, a turma de alunos foi dividida em dois grupos que elaboraram os seguintes vídeos: em Mariana, “Câmara Municipal de Mariana” e “Escola Estadual Doutor Gomes Freire”; e em Ouro Preto, “Brincadeiras” e “Ponte Marília de Dirceu”.


Rosilene Figueiredo, da Equipe de Apoio Técnico-Administrativo do Vale Registrar, fala aos alunos participantes do 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar, da Escola Estadual Marília de Dirceu. Foto: Marcello Nicolato.


O Vale Registrar fez as exibições destes vídeos nas escolas participantes do curso. No dia 1º de dezembro, quinta-feira, às 10 horas, a atividade foi realizada na Escola Estadual Marília de Dirceu, em Ouro Preto. Contamos com a presença dos alunos e das professoras Aparecida Maria dos Santos e Lúcia Maria Medeiros Fonseca participantes do curso, dos instrutores Eduardo Moreira e Maria Agripina Neves; além de alguns alunos e da diretora da escola Maria da Conceição Fernandes de Souza. Também esteve presente Maria Conceição Alves e Silva, coordenadora do Tempo Integral da Superintendência Regional de Ensino em Ouro Preto, que elogiou o curso e demonstrou forte interesse em continuar esta parceria em futuras ações do subprograma do Trem da Vale.


Alunos da Escola Estadual Doutor Gomes Freire assistem aos vídeos produzidos no 2º Curso de Vídeo em Educação Patrimonial para Comunidade Escolar. Foto: Marcello Nicolato.

 


No dia 9 de dezembro, sexta-feira, às 10 horas, a exibição aconteceu na Escola Estadual Doutor Gomes Freire, em Mariana, no qual compareceram os alunos participantes do curso e a instrutora Maria Agripina Neves. Além da vice-diretora da escola, Jeanete Maria das Dores Conceição, todos os alunos do turno da manhã, juntamente com seus professores, prestigiaram a atividade com muito entusiasmo e alegria.
Nos dias das exibições, as crianças e os professores que participaram do curso receberam uma cópia em DVD contendo todos os vídeos produzidos. Foram também distribuídos DVD’s para a direção e bibliotecas das duas escolas para que possam posteriormente ser utilizados como material educativo durante as aulas.

  • Arquivos