Notícias

Equipe do Vale Registrar coleta material sobre a Companhia Industrial Ouropretana

17.12.2010

Os pesquisadores do Vale Registrar, Eder Donizete de Melo e Josanne Guerra Simões ao lado da Gerente Administrativa da MF Cia. Industrial Itaunense, Patrícia Gonçalves Nogueira, no arquivo da MF Cia. Industrial Itaunense, em Itaúna-MG. Foto: Wesley Maurício.

 

No dia 26 de novembro de 2010, a assessora técnica Josanne Guerra Simões e o pesquisador Eder Melo, do Núcleo de História Oral, além do estagiário do Núcleo de Audiovisual, Wesley de Souza, estiveram em Itaúna-MG para o recebimento, em empréstimo, de vasta e preciosa documentação sobre a Companhia Industrial Ouropretana, incorporada em 1982 à Companhia Industrial Itaunense.
A Companhia Industrial Ouropretana é um dos temas que o Núcleo de História Oral do Vale Registrar tem se dedicado na coleta de entrevistas que vem sendo realizada desde 2008, no âmbito da História Temática - Tecelagem que, em sua vertente marianense, dedica-se à coleta de entrevistas com antigos funcionários da Fiação e Tecelagem São José S.A.
Como um dos desdobramentos possíveis do amplo acervo de entrevistas que o Núcleo vem criando é a publicação futura sobre a trajetória dessas duas fábricas, o material cedido virá enriquecer e complementar o levantamento histórico da fábrica ouropretana com documentos inéditos e nunca pesquisados.

Para o transporte até a Estação Ferroviária de Mariana, os documentos foram acondicionados de acordo com as normas de preservação de papéis. O próximo passo da equipe será sua higienização mecânica para, a seguir, iniciar a pesquisa, cujos resultados serão de grande importância na recuperação de aspectos da história de Ouro Preto.
A cessão temporária dos documentos foi possível graças à intermediação do Doutor Francisco José de Oliveira, ex-Secretário de Indústria e Comércio do Estado de Minas Gerais junto aos administradores da Massa Falida da Cia. Industrial Itaunense, os doutores Luiz Rogério Mitraud de Castro Leite, José Carlos Magalhães Mota e Ernani de Melo Rocha. Em Itaúna, a equipe foi gentil e prestativamente recebida pela Gerente Administrativa da MF da Cia. Industrial Itaunense, Patrícia Gonçalves Nogueira. A todos, o agradecimento do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.

  • Arquivos