Notícias

1ª Mostra de Audiovisual de 2014 - Distrito de São Bartolomeu, Ouro Preto

14.04.2014

Na sexta-feira, dia 04 de abril, ocorreu a primeira apresentação da Mostra de Audiovisual de 2014, na sede social da comunidade do distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto. A exibição teve início por volta de 19 horas integrando as atrações da XVIII Festa Cultural da Goiaba.

Um público de 50 pessoas prestigiou a exibição, primeiramente de vídeo institucional da Vale, e logo depois da edição das videocabines com o tema “Culinária II”, que tiveram gravações realizadas no próprio distrito, como também no bairro Padre Faria e no distrito de Santo Antônio do Salto, em Ouro Preto, e ainda no distrito de Santa Rita Durão, em Mariana; todas feitas em agosto de 2007. Durante a apresentação com duração de 22 minutos, foi notável a apreciação demonstrada pelas pessoas presentes, ao se reconhecerem ou a outro participante do vídeo.

Depoimentos de moradores da comunidade ali presentes foram gravados antes e após a exibição dos vídeos, conforme alguns trechos, a seguir.

Ao ser indagado sobre a importância da Mostra no distrito, Vicente Quirino Fortes disse: “Eu acho que é muito boa essa proposta da Vale, em fazer esse trabalho, porque isso é muito pouco divulgado. E agora, com isso aí, nós vamos ter a oportunidade de ver outros distritos e outros distritos vão ter a oportunidade, também, de ver São Bartolomeu“.

Logo depois da apresentação, Pia Marcia Chaves Carvalho Guerra comentou sobre a participação do Trem da Vale no evento: “O que mais me emocionou foi a alegria do povo, que na hora, tava todo mundo quietinho assistindo. Na hora que apareceram as pessoas daqui, aí começaram a comentar, a bater palmas. Então, é muito legal você se ver”.

A equipe do Vale Registrar irá percorrer outros bairros e distritos de Mariana e Ouro Preto exibindo vídeos produzidos em quase oito anos de existência do Programa, em datas ainda a serem confirmadas.

1

Leonardo Penna e Rosilene Figueiredo entrevistam Vicente Quirino Fortes, convidado da 1ª exibição da Mostra de 2014. Foto: Wesley Maurício

2

A entrevistada Serma de Souza Fortes, assina o Termo de Autorização de Uso de Imagem, ao lado da estagiária Paula Paiva, momentos antes da 1ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014. Foto: Wesley Maurício

3

Rosilene Figueiredo apresenta a 1ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014 aos presentes na sede social da comunidade de São Bartolomeu, em Ouro Preto. Foto: Wesley Maurício

4

Moradores do distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, assistem à 1ª exibição da Mostra de Audiovisual de 2014, na sede social da comunidade de São Bartolomeu, em Ouro Preto. Foto: Wesley Maurício

  • Arquivos