Notícias

Trem da Vale apresenta “Dia Internacional do Circo”

24.03.2010

Venha conferir as atrações do Dia Internacional do Circo na Estação de Ouro Preto!

 

Maquete de circo da Estação de Ouro Preto

 

Em homenagem ao circo e a sua importância histórica e cultural no cenário artístico brasileiro, o Trem da Vale promove, no dia 27 de março o evento “Dia Internacional do Circo”, com apresentação do grupo “Circo - Arte Educação e Cidadania”. A apresentação acontece na plataforma da estação de Ouro Preto às 9h30. Em seguida, a trupe embarca no trem que parte às 10h em direção à Mariana, apresentando-se durante a viagem e em seguida na plataforma da Estação de Mariana , às 11h. O evento é aberto ao público.
O dia do Circo foi criado em homenagem ao Palhaço Piolim, Abelardo Pinto. A data remete ao seu nascimento, em 1897 em Ribeirão Preto - SP. Um dos maiores sonhos deste palhaço era montar uma escola para manter as tradições artísticas do circo, já que as práticas circenses trazem consigo valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social.
Importante patrimônio cultural brasileiro, o circo teve papel fundamental na difusão das artes pelo interior do Brasil. A história das artes circenses no país tem origem no século XIX, quando grupos de saltimbancos ligados a companhias de teatro faziam apresentações pelo interior dos estados, levando alegria para públicos de todas as idades. Por sua mobilidade e itinerância, o circo era o único espetáculo que conseguia chegar a quase todas as cidades do Brasil até os anos 50.

  • Arquivos