Notícias

“Dia de Animação” no Trem da Vale

17.11.2009

Nos dias 07 e 08 de novembro, o Vale Registrar e a PICTOZ (de Belo Horizonte) realizaram o “Dia de Animação” nas estações do Trem da Vale, onde foram praticadas atividades lúdicas a partir de princípios básicos de animação.

 

Os participantes, crianças de 10 a 13 anos de idade das cidades de Ouro Preto e de Mariana, foram selecionados no mês de outubro por meio de concurso de desenhos sobre o tema Patrimônio Cultural. Os autores dos 24 melhores trabalhos, em cada cidade, garantiram vaga para participar das atividades.

Em Ouro Preto, o concurso foi realizado em parceria com a Fundação Aleijadinho e a Escola Municipal Simão Lacerda, localizada no bairro da Bauxita, onde a Fundação desenvolve oficinas de artesanato com os alunos e onde houve maior número de inscritos. Ao total, foram selecionadas 24 crianças entre 60 candidatas.

Em Mariana, a seleção foi realizada com as crianças atendidas pela Creche “Casa da Criança Jesus, Maria e José” e pelo Centro Promocional “Cônego Renato”. As instituições são entidades filantrópicas mantidas pelas “Obras Sociais de Monsenhor Horta” e atendem crianças carentes da comunidade local. De um total de 43 crianças, 35 se inscreveram para participar do concurso de desenhos. Para essa seleção, a equipe do PEPTV realizou atividades na Estação Ferroviária de Mariana. Das 35 crianças inscritas, 26 foram selecionadas, sendo duas como excedentes.

No primeiro “Dia de Animação”, sábado - dia 7, estiveram presentes 20 crianças de Ouro Preto, acompanhadas por Helena Maria dos Santos (diretora da Escola Municipal Simão Lacerda) e Maria Cláudia Coelho (coordenadora de Oficinas Artesanais da Fundação Aleijadinho). No segundo dia, domingo - 8 de novembro, houve a participação de 23 crianças de Mariana, acompanhadas por Maria Aparecida Pereira e Ann Gray Alves (professoras das instituições Creche “Casa da Criança Jesus, Maria e José” e Centro Promocional “Cônego Renato”).

Nos dois dias, as atividades começaram na Sala Multimeios da Estação de Mariana, onde as crianças assistiram curtas de animação, e depois fizeram o passeio com lanche no Trem da Vale. Na Tenda Cultural da Estação de Ouro Preto, os meninos e meninas participantes tiveram contato com algumas técnicas de animação despertando seu interesse nesta área. Todas as crianças fizeram as práticas que foram divididas em:

Flip Book - técnica de desenhar em um bloquinho de folhas brancas modificando ligeiramente o desenho a cada folha utilizando a própria transparência do papel, depois de todos os desenhos prontos pode-se “flipar” (passar as folhas soltando-as) o que cria a ilusão de movimento.

Pixilation (Stop Motion) - nessa técnica pode se filmar qualquer objeto, pessoa, ambiente através da captura isolada e seqüencial de cada estágio do movimento desejado.

Animação direta com Massinha sob a câmera (Table Top) - técnica onde podem ser animados vários tipos de objetos e materiais diretamente sob a câmera como: recortes de papel, sucatas, areia, massinha, varetas ou qualquer objeto que se queira.

Após o encerramento das atividades na Tenda Cultural, as crianças assistiram e aplaudiram a exibição dos vídeos com as animações realizadas por elas e que eram imediatamente gravadas e editadas pela equipe do Núcleo de Audiovisual do Vale Registrar.

Os desenhos sobre o Patrimônio Cultural feitos pelas crianças selecionadas ficaram expostos na Tenda durante os dois dias de animação.

  • Arquivos