Notícias

'Tecelagem’ foi o tema da Ação Educativa que culminou com um Encontro Intergeracional no Trem da Vale

04.11.2013

No último dia 29 de outubro, terça-feira, na Estação Ferroviária de Ouro Preto, o Programa Trem da Vale promoveu o Bate-papo com o Entrevistado do Vale Registrar e o Jogo da Memória na Sala de Memórias contemplando a temática “Tecelagem”. Essa ação consiste numa atividade de educação patrimonial, voltada para alunos do Ensino Fundamental, que explora, de maneira lúdica, os conteúdos videográficos da Sala de Memórias da Estação - um espaço museográfico contemporâneo, em que os visitantes são apresentados à produção do Vale Registrar; história, tradição, conhecimento e sabedoria popular registradas e exibidas por monitores e recursos multimídias variados. Um dos objetivos dessa ação é promover um intercâmbio intergeracional entre entrevistados do Vale Registrar e o público de alunos do Ensino Fundamental de escolas da região.

Os convidados da vez foram Efigênia Sacramento Ferreira (Dona Nenzinha) e Vicente Juliano de Oliveira, ex-funcionários da antiga fábrica de tecidos de Ouro Preto - a Companhia Industrial Ouro-Pretana, entrevistados do Vale Registrar - (História Temática - Tecelagem), e os alunos do 4º ano da Escola Municipal Prof. Hélio Homem de Faria - uma escola situada nocaminho da fábrica.

A ação educativa desenvolveu-se em duas etapas. A primeira, na escola, consistiu numa atividade prévia de leitura compartilhada, sobre o tema Tecelagem, sob orientação da equipe das Bibliotecas das Estações. A atividade explorou informações históricas, vida social e processos de produção da antiga fábrica de tecidos, por meio da publicação “Fios e Tramas: A indústria têxtil em Mariana e Ouro Preto”, do Programa Trem da Vale - um livro que trata da experiência de moradores de Mariana e de Ouro Preto cuja vida esteve, em parte, entrelaçada com as fábricas de tecidos que funcionaram nas duas cidades no século XX; além da literatura infantil por meio dos poemas  Ateliê, Ponto a ponto, O homem que costura, Artesão Artista e Fuxiqueira, extraídos do livro Entre Linhas de Angela Leite de Souza. A segunda etapa consistiu numa ação educativa na Sala de Memórias com a atividade criativa do Jogo da Memória ‘Tecelagem’ - um jogo de tabuleiro de sequência lógica, criado especialmente para essa ação, que explorou informações e curiosidades sobre a fábrica de tecidos por meio de imagens relacionadas a fragmentos extraídos do acervo videográfico da Sala de Memórias e da exposição temporária “Fios de Memória”, bem como das literaturas contempladas na primeira etapa, culminando no bate-papo com os entrevistados.

Os entrevistados convidados, Vicente e Efigênia, compartilharam com as crianças presentes um pouco da experiência deles enquanto trabalhadores da fábrica de tecidos, ressaltando a importância dos estudos, da dedicação e do comprometimento para a vida profissional.

Na ocasião, as crianças tiveram contato com uma máquina de tear artesanal, e aprenderam um pouco sobre o seu funcionamento. O entrevistado Vicente fez uma demonstração das etapas de fabricação do tecido utilizando o pequeno tear como ilustração. Esse tear foi gentilmente cedido pelo Sr. Welington Freire Pereira, proprietário da Tecelagem WS, para o desenvolvimento dessa atividade educacional com as crianças.

Durante o bate-papo, as crianças interagiram com os entrevistados e fizeram perguntas sobre o trabalho na fábrica, sobre os bairros de Ouro Preto que surgiram em função da fábrica e sobre curiosidades em relação à vida pessoal dos entrevistados; além de relataram ter parentes, vizinhos ou conhecidos que também trabalharam na antiga fábrica de tecidos.

Foi uma manhã rica e produtiva - além dos ensinamentos sobre a produção industrial, os entrevistados compartilharam com as crianças e adultos presentes preciosos ensinamentos de vida.

1

Alunos do 4º ano da E. M. Prof. Hélio Homem de Faria durante o “Jogo da Memória - ‘Tecelagem’ na Sala de Memórias – Foto: Marilêne Marinho

2

Encontro Intergeracional na Estação - o Entrevistado do Vale Registrar: Vicente Juliano e Efigênia Sacramento durante o bate-papo com os alunos do 4º ano da E. M. Prof. Hélio Homem de Faria, na plataforma da Estação – Foto: Marilêne Marinho

3

Encontro Intergeracional na Estação - Bate-Papo com o Entrevistado do Vale Registrar, Vicente Juliano, durante a demonstração das etapas de fabricação do tecido utilizando o pequeno tear como ilustração – Foto: Marilêne Marinho

  • Arquivos